Fotografia

Olhar fotográfico a partir do celular

Muita gente acha que para se tirar boas fotos é preciso ter uma máquina profissional e gastar rios de dinheiro na produção, mas nada disso é verdade. Uma boa foto depende mais da qualidade e habilidade do fotógrafo que do equipamento. Pra ser sincera, o equipamento é o objeto mais secundário na arte do fotografar, o mais importante que devemos ter em mente são: a produção e o olhar fotográfico.

A produção configura em 50% do processo, sendo que o restante se divide-se entre a qualidade do fotógrafo e do equipamento. Sendo que no processo (produção) é o que define se a fotografia será bem ou mal sucedida. Acontece demais comigo, de as fotos serem tiradas com uma Canon T3i e a imagem ficar um lixo, a composição estranha e o resultado péssimo. E outras vezes tirar a foto com um celular e ela ficar com um aspecto mas profissional e bem arranjado.

A maioria das fotos que posto no blog e no Instagram são editadas no app Vintique, até hoje foi o que eu mais gostei e achei prático para se fazer uma edição e postagem rápida.

celular1

Outro ponto importante para tirarmos fotos lindas e perfeitas com um celular é evitar ao máximo o flash. Dê preferência ao fotografar em um dia com muita luz ou a providencie se necessário. Deixe a noite para casos excepcionais como uma foto mais conceitual. A edição é outro aspecto fundamental na fotografia de celular. Use e abuse dos aplicativos ou  use o photoshop mesmo, caso não os possua no celular. Os filtros, caso use o photoshop, podem ser encontrados gratuitamente na internet, pois dão um acabamento melhor e um trato profissional a fotografia. Se você entende de saturação, luminosidade e contraste, melhor ainda, pois poderá manipular melhor suas fotos. A maioria dos smartphones possuem softwares de edição que possibilita mexer nestes aspectos básicos que citei.

O olhar do fotógrafo e seu senso estético são os instrumentos fundamentais de uma boa fotografia. Observe bastante seu objeto ou o local onde você está, faça malabarismos acrobáticos e pendure-se em locais para conseguir o melhor ângulo para a foto. Porque fotografar não é apenas apertar o botão da máquina, mas sim entender o local onde está e tirar dele o melhor ponto que favoreça sua foto e que, ao mesmo tempo, faça sentido na hora de contextualizar a imagem.

Estas são duas fotografias como exemplo de como cenas e objetos simples podem compor uma foto. Para auxiliar na edição uma mistura de alguns filtros (Actions) de photoshop para dar um acabamento mais polido as imagens. O que acharam?

foto4 foto3 foto2

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

You Might Also Like

Deixe uma resposta