Paris versus New York – Dica de “leitura”

Paris versus New York – Dica de “leitura”

Esta dica de livro não é exatamente uma dica de leitura. Vou explicar o por quê sem dar spoilers, apesar de ser meio difícil. Sabe aquele momento em que você entra numa livraria com sua família e vê todo mundo correndo atrás de um livro que estão procurando para ler há muito tempo? Pois é, ver todo mundo correndo atrás de um item de wishlist e assistir aquilo atônita é um saco. Foi ai que resolvi procurar um livro de promoção, beeeeem baratinho e que não me doesse na consciência por comprar pelo impulso. Eis que surge este mini book com cor laranja berrante e insinuando uma espécie de comparação das maiores cidades turísticas do mundo. Foi assim que peguei o Paris versus New York de Vahram Muratyan. O livro custou R$9,90 na Livraria Leitura do shopping aqui perto de casa.

A narrativa deste livro é unicamente visual. Isso mesmo, a obra faz uma comparação quase que clichê destas duas cidades, ressaltando o que cada uma tem de melhor e comparando, de uma forma bem humorada é claro. As ilustrações vetorizadas, seguidas de breves frases explicativas, dão um tom de humor à obra. De início acheio meio fútil ter comprado o livro, mas escrevendo esta resenha e foliando o livro novamente descobri que Paris versus New York é muito mais do que um livro engraçadinho cheio de desenhos engraçados. Lendo-o novamente me ocorreu uma certa ironia do autor ao ilustrar figuras e lugares icônicos e fazer disso um cenário de batalha entre ambas as metrópoles.

Um ótimo livro para quem deseja treinar um pouco mais seu olhar crítico sobre a literatura, achar que imagens e figuras não podem contar histórias e serem interpretadas. Valeu cada centavo gasto e, atrevo-me a dizer, acredito que este livro entrará facilmente na minha lista dos 10 melhores. Deixo vocês com um gostinho do que o livro guarda. tentei não dar spoiler, mas é meio impossível!

Gostaria muito de saber a opinião de quem já o leu, o que acharam, se gostaram ou não e por que.

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: