Sugestão de leitura – Um Dia

Sugestão de leitura – Um Dia

Esta resenha não contém Spoilers

Logo de cara já revelo que este é um livro dessas comédias românticas mais entusiasmante que já li. Isso porque o autor consegue explorar todos os seus sentimentos em apenas uma página de leitura. Você vai da indignação a alegria na mesma intensidade e rapidez que se encontra pensativa e triste em determinados momentos. Devo este misto de sensações à capacidade de David Nicholls (o autor do best seller) em nos conduzir através de metáforas sutis e muito bem construídas. Os personagens principais, Emma e Dexter, ah, esses a gente ama logo de cara e não passa um capitulo que não torça para a felicidade deles, juntos é claro.

Em vinte e três capítulos, a obra vai narrando delicadamente as idas e vindas de dois amigos Emma Morley e Dexter Mayhew, que têm os fatos mais marcantes de suas vidas relatados nesta história sempre no mesmo 15 de Julho, dia de São Swithin. No entanto acontecem coisas nas vidas de ambos e cada um segue um caminho diferente, mas sempre mantendo a amizade viva e próxima, mesmo que vez ou outra estejam distantes.

Fato curioso que percebi ao ler este livro é que geralmente os personagens costumam evoluir com o passar do tempo e mudar suas posturas. Não é o que acontece com Emma e Dexter, já que Emma permanece sisuda, emburrada, insegura e ao mesmo tempo esperançosa em relação ao seu grande amor durante toda a narrativa. Já Dexter, o típico garoto mimado que sempre teve tudo, mostra-se um garoto inconseqüente em qualquer época de sua vida, passa quase a obra inteira cometendo os mesmos erros, sendo egoísta e magoando as pessoas que ama. Chega uma certa hora que dá uma vontade de lhe dar um soco na cara, de tão envolvida que fiquei com eles, mas chega um certo momento que ele se redime e começa a fazer a coisa certa, até que volta a fazer as mesmas besteiras de sempre.

“Eu te amo, Dexter. Amo muito. Só não gosto mais de você”

O livro é uma obra de ficção que possui uma versão cinematográfica homônima que é surpreendentemente tão adorável quanto o livro, porém não recomendo que vejam o filme antes de ler o livro, pois a magia da história em seus detalhes só poderão ser sentidos se a história contada for lida primeiro. Outra coisa importante de mencionar é que tanto a obra televisiva quanto a literária conseguem nos emocionar com a intensidade dos personagens, que mesmo em muitos momentos possam parecer petulantes, me fez desejar um final feliz para eles. Um Dia fala sobre amor, amizade, erros, dificuldades, arrependimentos, acertos, mágoas, alegrias, conquistas e derrotas que tem como pano de fundo a velha e animada Inglaterra.

Recomendo esta leitura para quem gosta de se envolver com a história e seus personagens, para quem não se importa em derramar lágrimas e rir sozinha com as tiradas mais sensacionais e bem humoradas que já vi. Se você é desse ou dessa, meu amigo e minha amiga está esperando o quê, corra para ler este livro maravilhoso!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: