Guarde sua opinião para você

Nestes últimos dias descobri algo muito importante que merece ser compartilhado aqui. Acabo de aprender às duras penas que as pessoas gostam de gente que não emite a sua opinião. O que isso quer significa? Que as pessoas não gostam de que você saia falando tudo o que acha e pensa sobre determinados assuntos, incluindo a sua opinião sobre elas. Quando nos relacionamos em sociedade é natural que esta aproximação ocorra por meio de assuntos em comum, em outras palavras interesse, daí surgiram as comunidades. Estamos acostumados a opinar sobre cultura, religião, política, atualidades e tudo mais que é assunto, mas o que a gente não quer e nem está disposto numa discussão é ter de ouvir o que os outros pensam a nosso respeito.

A sua opinião sobre o estilo de vida, o modo como a pessoa age ou se veste não interessa para ela, a não ser que ela querida muito saber e te peça sua opinião sincera sobre aquilo, ai é outra história. Fora isso, a sua visão de mundo sobre o que ela é ou deixa de ser torna-se totalmente irrelevante e não precisa ser emitida. Digo isso porque todos nós, e eu me incluo neste meio, que ao opinar sobre qualquer coisa a respeito de alguém, mesmo com as melhores das intenções, acabamos julgando e ofendendo esta. É um comportamento natural nosso, quase que um mecanismo de defesa, quase. Pessoas que não discutem sobre o que pensam com as demais costumam ser mais bem quistas, a sua presença nos círculos sociais se tornam mais agradáveis e elas tendem a ter um numero maior de rede de contatos justamente por conta de sua discrição sobre o que pensa. Não que este tipo de pessoa seja omissa, mas elas preferem guardar só pra elas o que pensam dos outras justamente para não causarem nenhuma indisposição.

Sei que este texto vai contra ao que falo aqui no blog, que é trazer a discussão, sadia, e reflexão acerca dos assuntos mais variados, mas eu gostaria muito de compartilhar mais este aprendizado com vocês e sim, quero saber realmente a opinião suas sobre isso. Não sei se adotarei esta experiência como lema de vida e nem sei o que dizer sobre. Mas acredito que esta constatação de hoje me fez pensar profundamente a respeito de algumas atitudes que eu tenho tomado ultimamente, principalmente no ambiente virtual!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

2 thoughts on “Guarde sua opinião para você

  1. Depende muito, primeiro se a pessoa é próxima a você e te dá abertura nesse tipo de diálogo.
    Se a pessoa é uma “figura pública”, uma vez que ela procura esse estilo de vida ela tem que ter “cacique” para saber que as atitudes e opiniões poderão ser ” aplaudidas” ou não.

    Mas agora se não nenhum desses dois caso, o melhor é ficar de bico fechado mesmo. rsrsrsrs

    1. Oi Natasha
      É mesmo complicado saber a hora de falar e se calar. Pela minha experiência, mesmo sendo uma pessoa próxima e te dando abertura, as pessoas não gostam de ouvir a verdade, ainda mais quando sua opinião aperta o calo dela. Na maior parte das vezes o melhor que temos de fazer é não falar mesmo!…rs

Deixe uma resposta