Fios de Nylon |

Rotina de leitura – como não se perder

Um fato bastante curioso que acontece comigo é: sempre que começo um novo livro eu vou num embalo só. No entanto a medida em que os dias vão se passando o meu ritmo vai desacelerando. Não sei por qual motivo isto acontece, mas é toda vez que começo a ler um livro, e por mais interessante que seja a leitura, uma hora ela esfria. Foi pensando neste inconveniente que decidi criar a minha rotina de leitura diária, que inclusive já falei aqui no blog neste post.

Algo muito interessante que vejo muito acontecendo na internet são alguns booktubers fazendo listas de livros para ler, as famosas TBR (to be read) para que consigam se organizar e assim manter um ritmo de leitura sem interferências. Talvez este seja o meu maior problema, as distrações. É muito fácil perder o embalo da leitura quando se está com celular na mão, computador ligado e até mesmo a TV lá na sala ligada me dispersa. Como resolver isso? Ainda não sei, mas criei um sistema que tem funcionado pra mim. Se vejo que estou molengando demais com uma leitura, tento compensar. Se fico um dia ou mais sem ler, quando eu voltar leio em dobro. Por exemplo: se leio dois ou três capítulos por dia e ficar dois dias sem ler, no próximo que eu retornar terei de ler os seis capítulos atrasados e mais uns três pelo menos de compensação, assim coloco a leitura em dia e vou aos poucos retomando o ritmo.

Claro que isto não é uma regra, mas o mais importante nesta história é me condicionar a ler, mesmo que eu não consiga compensar todo o tempo perdido, pelo menos já terei diminuído o atraso. Eu não sei vocês, mas eu sempre que estou lendo fico com aquelas etiquetinhas adesivas para marcar trechos importantes no livro sem precisar rasurá-lo. Isto também me ajuda muito, porque como faço resenhas aqui para o blog, ler um livro corrido às vezes pode ser meio complicado e por isso essas fitas são tão necessárias.

Por último, uma boa dica que posso dar é em relação aos marcadores de livros. Como eu não consigo fechar um livro sem ter terminado todo o capitulo, isso pra mim não é um problema, mas para quem sempre termina a leitura no meio de uma página ou deixa o parágrafo incompleto vale lembrar: no próprio marcador do livro você anotar o parágrafo e a linha em que parou na leitura, assim evita de você ter de começar tudo do inicio e esquecer o fio da meada. Ler coisas repetidas pode confundir, por isso prefiro terminar um capitulo a ter de ficar marcando minhas pausas. Então é isso pessoas. Espero que tenha ajudado alguém com este pequeno probleminha, e lembrem-se, você não é obrigado a estipular-se um prazo para começar ou terminar um livro. Leia no seu tempo e desfrute deste prazer!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 31 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: