Fios de Nylon

Não sinta pena de você

Autopiedade é um sentimento muito comum entre as pessoas, mesmo que sem perceber elas estão se sabotando emocionalmente. Quando sentimos pena de nós mesmos, a gente não consegue enxergar as oportunidades que estão ao nosso redor, tudo fica aparentemente mais difícil e até sentimos erroneamente que o universo está conspirando contra nós também.

Alguns sintomas de autopiedade muito comuns são: mesmice, sensação de impotência eterna, negação, pessimismo e depressão (nos caos mais graves). ë certo que em alguns momentos da nossa vida tendemos a nos questionar sobre o quereremos e o que não está certo nem bom em nossas vidas. Esta crise existencial existe sim e pode ocorrer em vários momentos de nossas vidas, mas o que não é saudável e nem natural é acreditarmos que um contratempo é o responsável pelo nosso fracasso e por isso todo mundo nos odeia, a vida não presta e as pessoas são egoístas demais para notarem o seu sofrimento.

Ser digno de dó talvez seja o sentimento humano mais humilhante que alguém pode sentir pelo outro. Ter pena não ajuda ninguém a se reerguer, a pena não alivia sua culpa em nada de errado que tenha feito. Todos nós devemos  aprender que precisamos nos reerguer dos tombos, saber nos equilibrar nos tropeços, acreditar que mesmo ruim as coisas podem e devem melhorar logo à frente e o mais importante de tudo: devemos nos amar incondicionalmente antes de tudo. Pois existem muitas pessoas em nosso caminho que estão dispostas a nos ajudar, mas há um percentual bem considerável que deseja nos colocar o mais para baixo possível. Por isso, fortaleça-se!

Deixe uma resposta