Fios de Nylon |

Como eu me organizo

Já faz algum tempo que eu venho experimentando formas para tornar minha vida mais organizada e não esquecer de nenhum compromisso. Tentei de tudo que possam imaginar: post-its, calendários de brindes, Google Calendar, o calendário digital do celular, Planner, Boullet Journal e o que mais que tenha existido nesse mundo. O problema é que nenhuma destas formas que já testei funcionaram corretamente. Post-it porque eu sempre perdia ou esquecia onde havia pregado as folhas com os lembretes, o Google Calendar e a agenda do celular eu adicionava a data com o compromisso e esquecia de colocar o despertador para me lembrar, o Planner achei rebuscado demais e muito cheio de frescuras e o Boullet Journal nem se fala, ficou uma zona.

O sistema que consegui adotar que pra mim deu super certo é a boa e velha tradicional agenda diária. Por ter uma página dedicada exclusivamente aos compromissos em dias e horários comerciais, eu não fico limitada a fazer mini planejamentos semanais ou mensais como é no Planner.

Outro ponto muito positivo que achei foi ter escolhido um modelo mais compacto e de encadernação espiral. Isto faz a maior diferença quando o assunto é arrumar espaço na bolsa. Como deixo a agenda apenas para registrar os compromissos e datas mais importantes, eu ainda separei um caderno estilo Moleskine tamanho de bolso para fazer anotações financeiras e minhas listas. Lá eu faço todo o tipo de lista, desde o que comprar para higiene pessoal até gastos mais pontuais. Assim não fico perdida, pois quando quero saber sobre meu orçamento ou o que está acabando e precisa ser reposto, o caderninho está lá.

Acredito que se eu tivesse adotado esse sistema na época da faculdade, eu teria passado bem menos perrengues do que já passei. Porque quem é estudante e trabalhador ao mesmo tempo sabe como a gente precisa fazer o dia render pra dar tempo de fazer tudo e às vezes descansar. A minha dica para quem procura uma forma de se organizar melhor e não sabe qual sistema usar, pense no seguinte: se você é do tipo que precisa fazer muitas coisas ao decorrer de um dia, a agenda tradicional é sua melhor opção. Agora se seus compromissos são pontuais durante a semana, um Planner ou mesmo o Google Calendar podem ser uma boa alternativa. Conheça a sua rotina, só assim você saberá escolher a melhor ferramenta de organização!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 31 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

1 Comment

  1. Agenda diária 2018: como eu me organizo de forma eficiente

    fevereiro 20, 2018 at 7:48 am

    […] ano passado resolvi retomar um antigo sistema que deu muito certo. neste post conto um pouco sobre. E em 2018 não seria diferente, pois o que está dando certo tem que […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: