Lentilha e seus benefícios em minha alimentação

Lentilha e seus benefícios em minha alimentação

Descobri recentemente o real poder da lentilha no cardápio nutricional. Até então, eu achava que esse grão era apenas um “adorno” nas ceias de fim de ano. E não é. Santa ignorância. Desde que reduzi meu consumo de carne para uma vez na semana, tenho buscado alternativas para me alimentar. A gente sempre se lembra da soja e seus derivados, mas quando descobri como a lentilha pode ser tão poderosa, nutritiva e versátil.

A lentilha na minha alimentação

Já pesquisei várias formas de utiliza-la. As três melhores são na salada, subsistindo o feijão e como hambúrguer. A terceira forma também foi uma excelente opção de substituir a carne em meu cardais, já que agora só como proteína animal em 90%. Não, eu não aderi à dieta vegana/vegetariana, esta foi uma decisão baseada em minha saúde. Como havia contado neste post.

Os hambúrgueres de lentilha são tão gostosos e práticos que eu faço uma boa porção e os congelo. Na hora do almoço é só dar uma “fritada” nele numa frigideira com um fio de azeite e pronto. Em pouco mais de três minutos tenho uma refeição que sacia e é saudável.  Mas confesso que para melhor absorver as propriedades benéficas do grão é preciso consumi-lo em sua forma cozida. Assim como o feijão.

Preparo e consumo da lentilha

A lentilha é bem fácil de preparar. Eu costumo deixa-la de molho na água meia hora antes de cozinha-la. Após este período, a deixo ferver numa panela destampada por mais 30 minutos. Nunca experimentei fazer na panela de pressão, pois gosto de verificar o ponto que mais me agrada a medida que ela vai cozinhando. Após estes 30 minutos é só coar e utiliza-la da forma que mais lhe agradar.

Para temperar na salada eu basicamente utilizo limão. Assim como em qualquer outra hortaliça ou legume, este é meu tempero favorito. Mas para dar uma variada no sabor, trituro sal grosso com pimenta do reino em um moedor específico. Assim garanto que não me excederei no sal e que a pimenta sairá na medida.

Após aderir ao uso constante da lentilha em minha alimentação. notei que tenho mais energia, estou com o corpo mais leve e o intestino funcionando melhor. Pesquisei bastante sobre os benefícios do grão e vi que ele vai muito além do que estou sentindo. Se você não conhece ou tem alguma dúvida, consulte um nutricionista e monte um cardápio para você com inserção da lentilha em sua rotina de alimentação. Garanto que você não irá se arrepender.

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: