Fios de Nylon |

A inspiração

Inspiração – Ela está em outros lugares

Quem trabalha com criatividade, produção de conteúdo, é empreendedor e precisa constantemente alimentar a criatividade sabe. A inspiração requer talento, inteligência e energia. Isto porque fiz uma constatação de que, a estagnação criativa (inverso do bloqueio) acontece justamente porque não somos mais capazes de nos reinventar. Nos bons momentos, quando nossa cabeça está à mil, parece que tudo flui com facilidade, independente de onde estejamos. Mas quando a inércia criativa chega, parece que nada e nem ninguém é capaz de quebra-la. Então, o desespero toma conta.

Um dia desses me encontrei em meio à esta estagnação da criatividade. Precisava fazer uma campanha para um banner, uma frase simples com menos de 130 caracteres. Mas as palavras pareciam não fazer sentido quando eu as juntava. Tentei de todas as formas ter aquele estalo, mas nada. O desespero me consumindo por conta dos prazos que tinha. Pois quem trabalha em casa sabe, a gente não pega apenas um job. Ao me desdobrar para sair desta estagnação, saí em busca de referências, li artigos e dei uma volta.

Criatividade x inspiração

Foi quando eu parei de tentar. Eu sabia exatamente o que fazer, escrever e como. O que acontecia era apenas um cansaço mental. Não destes que a gente deita, dorme e acorda renovada. Eu precisava de outro ambiente. Então decidi desligar o computador e sentar na mesa da cozinha com meu notebook. Ao parar e sentir o novo ambiente que estava me acolhendo, percebi o que estava dando errado no processo de criatividade. Minha inspiração estava limitada ao mesmo ambiente de todos os dias.

O simples fato de sair do quarto, onde fica meu office, me permitiu ver de outro ponto de vista meu problema. Pode ser algo psicológico, mas a mágica aconteceu. Iniciei um projeto diferente do original e do zero. Com isto o finalizei na mesma hora que havia iniciado. Os cheiros, os barulhos e até os objetos diferentes me deram o empurrãozinho que eu precisava. Muitas vezes a inspiração vem após uma mínima mudança em nossos hábitos.

Sobre a estagnação da criatividade e inspiração

Penso que em muitos casos de pessoas que sofrem deste mal deve pensar que está passando por um bloqueio criativo. Mas lhe digo que não. Bloqueio é diferente de estagnação. Isto porque no bloqueio criativo a pessoa tem todas as informações que precisa em suas cabeças. Elas precisam apenas de um estímulo para aflorarem. Já a estagnação criativa se dá pelo fato de você estar saturada das mesmas informações, ambientes ou ideias. Precisando assim dar um reboot no local de trabalho. Na forma de ver o processo de criação em si e se necessário. Apagar tudo e começar do zero, como eu fiz.

Muitas vezes o fato de eu buscar uma referência na internet como trabalhos de outros produtores de conteúdo já me ajuda. Assim como o simples fato de você ler este texto pode abrir novas frentes em seu processo. Mesmo que não esteja com nenhum bloqueio ou estagnação. A atitude de mudar a forma como você concebeu um projeto pode te ajudar muito na finalização.

Espero muito que este artigo tenha ajudado alguém a sair desta estagnação. Saber enxergar potencial em novas formas de fazer tarefas rotineiras é que nos impede de cair na mesmice e passar mais tempo tentando solucionar um problema destes do que fazendo o nosso trabalho.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: