EFS 18-55mm a lente de kit mais versátil

EFS 18-55mm a lente de kit mais versátil

Quando compramos uma DSLR sempre nos perguntamos: o que é essa tal lente de kit? Pois lhes digo que é a lente de entrada que você vai se aperfeiçoar como fotógrafo. Muitas pessoas torcem o nariz para estas lentes, exceto de câmeras profissionais. Mas a verdade é que estes acessórios são incrivelmente poderosos se você souber explora-lo ao máximo. Minha primeira câmera de entrada, uma Canon EOS T3i, veio com esta lente EFS 18-55mm que uso até hoje. Mesmo utilizando lentes com porte superior, esta ainda é minha favorita quando o assunto é fotografar detalhes.

Principais aspectos da EFS 18-55mm

Apesar de ser uma lente que funciona em um sensor Crop, ela não deixa nada a desejar para outras lentes da série de luxo da Canon, como a 24-105mm. A EFS 18-55mm possui uma estrutura de quatro distâncias focais: 18, 24, 35 e 55 milímetros. Eu costumo dizer que tenho quatro lentes em uma. Apesar de sua abertura mínima de EF5.0 não possibilitar uma imagem tão clara como as primes cinquentinha e 24, isto nunca me impediu de fazer fotos lindas com o fundo desfocado.

Sim, a gente consegue fazer fotografias com bouquet de fundos bastante borrados, como nas lentes mais claras. Mas para isto, você precisa fazer uma série de ajustes na configuração da câmera e ter dois elementos que são profundidade de campo e luz abundante. Esta lente funciona muito bem com o seu modo de Auto foco, mas seu anel de ajuste também é muito confortável de se usar caso necessário.

Estrutura da EFS 18-55mm

Mesmo sendo uma lente básica, não se engane, ela consegue ser muito versátil em vários tipos de ambientes. Já fiz retratos, macro fotografia, animais e crianças com ela. A EFS 18-55mm é uma lente com um alto valor de investimento. Porém ela peca em alguns aspectos em que este preço não se justifica. Um deles é o fato da construção do seu encaixe não ser de metal. Assim como a EF 50mm, ela é construída em plástico, o que a torna uma lente muito leve.

Outro aspecto negativo desta lente é seu motor de foco USM (ultra sonic motor). Que apesar do nome não tem nada de ultra sônico. Para quem usa uma Canon e a EFS 18-55mm para vídeos vai entender o que estou dizendo. Seu motor de foco faz um barulho enorme. Isto faz com que muitas vezes as pessoas prefiram gravar no modo manual, o que dá ainda mais trabalho. Como eu citei anteriormente, a EFS 18-55mm é uma lente de sensor cropado. Ou seja, ela funciona em câmeras APS-C, não podendo migrar para uma Full Frame quando você evoluir seu equipamento.

Observações gerais

Apesar de um alto custo e uma construção não condizente com o preço, a eFS 18-55mm é uma lente que recomendo todo mundo ter, usar e guardar para sempre. Porque mesmo ela poderá te surpreender bastante nas mais diversas situações. Já fotografei festas e um casamento utilizando ela. Não tenha vergonha de lançar mão desta belezinha em fotografias profissionais, pois toda lente tem seu valor e potencial. Sabendo usar e explorar o máximo de seus recursos, ninguém saberá dizer se você usou uma lente de kit ou uma lente Prime!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: