Fios de Nylon |

Persistência

Persistência: a arte de nunca desistir

Persistência e perseverança são uma dessas palavras no português que possuem fonética e semântica distintas, porém possuem o mesmo significado. Se pensarmos bem, ambas significam ter esperança. Persistir é correr atrás de algo mesmo que este pareça difícil demais pra se conquistar. Já perseverança é nunca desistir daquilo que você realmente quer. É mais ou menos isto que acontece em nossas vidas. Sempre que algo dá errado, ou as coisas não acontecem conforme queríamos. Sempre tem aquela voz interior para dar aquela palavra de incentivo. Não importa qual, mas no fundo elas sempre significam o mesmo: não desista NUNCA!

A perseverança é o que nos move rumo ao nosso desejo, já a persistência é quem nos diz para não olhar pra trás e não desistir. Essas duas parceiras de uma vida toda estão sempre aqui para nos mostrar o caminho certo. Mesmo que em certos momentos nos deviemos deles, elas dão um jeito de surgir na curva e nos orientar. Um exemplo disto é: pare pra pensar em sua vida há 10 anos atrás. Você imaginaria naquela época que hoje teria conquistado tudo o que conquistou? Eu não imaginaria mesmo. Faculdade, pós graduação, câmera fotográfica cara e lente profissional? Jamais em minha vida no passado eu conseguiria imaginar que eu pudesse ter tudo isso.

As coisas acontecem tão rápido, mas ao mesmo tempo tão de vagar. Algumas atitudes e pensamentos podem sim nos atrapalhar. Não é atoa que o ditado diz: você é seu maior inimigo. A gente costuma olhar só o lado ruim do ser humano. Mas nós somos capazes de coisas incríveis quando estamos dispostos a conquista-las. A persistência não é algo exclusivo nosso, mas temos um jeito todos sofisticado de aplica-la em nossa vidas.

A persistência nossa de cada dia

Dizem que querer nem sempre é poder. Mas eu acredito que querer é poder fazer, o que é muito diferente. Pois realmente nem sempre o queremos é aquilo que podemos ter, não naquele momento. A persistência nos leva à um caminho de escolhas, de questionamentos. Nos leva a ponderar sobre determinadas escolhas, mas sempre nos leva a escolher ir em frente. Não que desistir de algo seja ruim ou vergonhoso, pelo contrário. Desistir também é uma forma de persistência. Isto porque a gente escolhe tomar um caminho diferente para conquistar o mesmo objetivo. É tudo uma questão de perseverança.

Persistência e perseverança, se temos isto como meta, temos tudo. Estou acostumada a ouvir sempre não ou alguma negativa quando digo que quero algo. Não me importo. Aprendi que para conseguir perseverar na vida, temos que guardar nossos planos e desejos para nós mesmos. Se eu dissesse que seria fotógrafa, naqueles 10 anos atrás que citei, as pessoas que me conhecem diriam que eu nunca conseguiria. Por conta de minha baixa visão e visão mono-ocular seria este o incentivo que teria. Mas a vida, a perseverança e a persistência me mostraram que essas pessoas estavam enganadas a meu respeito.

A importância da persistência e da perseverança

Uma lição que estas duas nos dá todos os dias é que: se pararmos para ouvir tudo o que as pessoas têm a dizer sobre nós, a gente não sai do lugar. Por isso que reforço minha opinião: guarde para você o que mais deseja conquistar. Só deixem que o mundo saiba de suas escolhas depois de te-las colocado em prática. Se ao mesmo tempo nós somos capazes de nos sabotarmos, somos capazes também de sermos os únicos a nos mantermos na linha para conquistar nossos sonhos.

Pare, pense e respire fundo. O universo não está localizado em nosso umbigo, portanto, temos que alinhar nossos desejos ao modo em que os acontecimentos vão surgindo. Assim podemos evitar frustrações e decepções quando as coisas não ocorrerem da maneira que imaginamos.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: