Escrita: o passo a passo definitivo

Escrita: o passo a passo definitivo

Anteriormente tivemos aqui no blog um post dedicado a leitura. Um passo a passo de como eu me organizo na hora de ler vários livros ao mesmo tempo. No post de hoje teremos um guia definitivo da boa escrita. Darei minhas dicas sobre como estruturo e organizo a lógica de meus textos. A princípio pode parecer algo simplista demais e ao mesmo tempo complicado de se “decorar” para se fazer. Mas eu lhes digo: com prática, nada fica difícil ou complicado demais que você não dê conta.

Se você acha que a escrita é uma ótima terapia ou que ama escrever, então irá adorar preparar seu texto antes de começa-lo. Este artigo por exemplo, eu o estruturei no papel em tópicos antes mesmo de saber sobre o que falaria nele. Os tópicos me ajudaram a estruturar cada parágrafo e onde cada intertítulo entraria. Confesso que pontuar os temas deste texto foi a parte mais legal do processo.

Escrita em tópicos

1- Ter referências do tema que irá escrever
2- Rascunhe antes os tópicos a serem abordados
3- Escreva todo o raciocínio sem parar (direto e sem pausas para edições)
4- Faça uma pausa para pesquisar dúvidas ou mais referências
5- Leia tudo o que já escreveu e agora sim, edite
6- Revise a estrutura do texto. início, meio e fim
7- Finalize o texto
8- Mande para revisão ou peça que um amigo ou alguém próximo o revise

A finalidade destes tópicos é você pontuar cada parte da escrita e evitar que esqueça algo durante a execução. Isto se chama planejamento. Outro ponto importante durante o processo de escrita é você fazer um check list. Desta forma você terá uma visão geral do seu artigo e poderá mudar a forma como ela será feito antes mesmo de começar a escrever. Eu sempre faço minha lista em um caderninho próprio para isto, fazer check lists sobre leitura, escrita, compras e outras coisas.

Escrita

Sua escrita irá evoluir

Quando leio antigos textos de escola, faculdade e até mesmo aqui do blog, vejo como minha escrita evoluiu. O simples fato de estruturar a história e depois fazer uma boa edição te permite ver onde estão os erros. Mesmo assim, alguns costumam escapar e isto é normal. Nem mesmo os grandes escritores escapam da edição. Pois é nela que os erros se revelarão e assim a gente aprenderá a construir uma escrita mais correta e limpa.

Este é o meu sistema que dá certo desde que o implementei. Até chegar na forma ideal de construir meus textos, tive de experimentar de tudo. Li tutoriais na internet e incorporei técnicas de escritas de algumas pessoas até chegar nestes oito tópicos. Hoje sinto que escrevo melhor que antes e tenho mais segurança em falar disto com as pessoas. No início é sempre assim, erramos e passamos a borracha até que a folha rasgue. Mas quando a gente menos espera, estamos escrevendo à caneta e com firmeza.

Imagem de destaque: Jess Watters – Pexels

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: