Fios de Nylon |

Propósitóo

Tenha algum propósito em sua vida

Você já se perguntou alguma vez qual o seu propósito de vida? Muitas pessoas respondem: ter o emprego dos sonhos, a casa própria ou um carro zero a cada ano. Mas a verdade é que temos vários propósitos ao longo da vida. Bom, pelo menos deveríamos ter. Ele é responsável por nos direcionar para o caminho de um bem maior que podem ser nossas realizações pessoais ou sonhos. Mas também funciona como orientador da nossa felicidade e o responsável pela manutenção de nossa fé.

Propósito é na verdade uma meta da qual devemos nos dedicar constantemente para um conquistar um bem maior. Seja um pequeno bem material ou mesmo o que sempre procuramos, a felicidade plena. O propósito funciona como um combustível em nossas vidas. Com ele somos capazes de nos mantermos focados e também é responsável por  renovar nossa fé diariamente em nós e no mundo.

Eu, por exemplo, busco renovar sempre meus propósitos para me manter em constante movimento e nunca parar por muito tempo no mesmo lugar. É como uma bicicleta, se você não pedalar e se movimentar, cairemos. É estimulante saber que você tem pelo o que ou quem lutar. Ele é quem me motiva a sempre buscar por metas novas e mais conhecimento.

Como o propósito pode impactar positivamente nossas vidas

O propósito em nossa vida tem papel fundamental em relação a felicidade. Com isto listarei para você alguns dos principais impactos positivos deste hábito em minha vida.

  1. São metas que me fazem sempre querer realizar novos sonhos e desejos;
  2. Torna minha vida mais leve, positiva e mais feliz;
  3. Tenho mais disposição e inteligência emocional em realizar tarefas complexas;
  4. Aumento da autoconfiança e autoestima;
  5. Adquiri mais conhecimento e sabedoria;
  6. Melhora do meu senso de organização (mental e físico);
  7. Dou um sentido mais positivo à todos os aspectos de minha vida.

Basicamente o propósito é a essência da inspiração, que nos ajuda a levantar da cama todas os dias para corrermos atrás de nossos objetivos. Sem isso, nossas vidas seriam monótonas, sem graça e triste. Pois é o propósito quem dá sentido às coisas.

O sentido para todas as coisas leva tempo

Existem momentos em que estaremos com nossas vidas estagnadas, chatas e sem sentido. Isto é perfeitamente normal, pois não dá pra ser 100% positivo e ativo o tempo todo. Mas até mesmo para isso o propósito pode nos ajudar, quando necessitarmos parar e reavaliar nossas escolhas e metas. Um propósito só é válido quando ele faz algum sentido para nós e não para os outros.

Se em algum momento você sentir que sua estratégia para atingir seu propósito está equivocada ou que não dará o resultado desejado, pare imediatamente e reflita. A questão não é fazer tudo o que deseja num curto espaço de tempo, isso se chama Sprint. Nossas realizações precisam de tempo para germinarem, amadurecem e darem os frutos desejados. 

Os 3Ps da vida: Propósito, Paciência e Persistência

Einstein e seu propósito com a ciência

Um belo exemplo disso foi a frustração que Albert Einstein teve quando tentou provar seus cálculos sobre a Teoria Geral da Relatividade em 1905. Um imprevisto o impediu de observar o eclipse solar naquele ano, o que acarretou no adiamento de seus planos. Após anos de espera, ele finalmente pode testar sua teoria ao enviar uma equipe para  o Brasil. Foi aqui que ocorreu o eclipse solar em 1919, no Ceará em Sobral, e assim ele pode comprovar sua teoria. O imprevisto lhe proporcionou a possibilidade de refinar seus cálculos e mostrar uma equação geral mais simplificada (E = mc²). Cem anos após seu feito, sua teoria continua sendo base de estudos na física.

Adoro citar este exemplo de Einstein porque ele mostra a tamanha importância de sabermos dar o devido tempo a tudo. Einstein tinha um propósito: provar a exatidão da Teoria Geral da Relatividade. Como as coisas não saíram como esperado, e mesmo assim ele não desistiu. Sabe por quê? Porque ele acreditava em seu propósito e como ele seria importante para a humanidade. Ainda bem que ele pensava assim. Por isto, sejamos mais como Einstein e possamos acreditar, esperar e persistir mais. Toda espera é recompensadora!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 31 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: