Fios de Nylon |

Comprometido

Seja comprometido com sua vida

Quando nossa vida se encontra estagnada ou com tudo dando errado é porque está na hora de ser mais comprometido com ela. Assim como as plantas, precisamos regar e cultivar constantemente os nossos objetivos de vida. Já falei em outra oportunidade aqui, sobre a importância de termos um propósito em nossas vidas. Isto nos mantém firmes e em constante movimento para termos sempre o desejo em querer buscar o novo. Não precisa ser necessariamente algo material, pode ser realizar pequenos desejos como comer um brigadeiro, por exemplo.

A verdade é que deixamos passar despercebido esta necessidade real que é o nosso comprometimento com a vida. Ser feliz, ajudar o próximo, ensinar alguém algo novo ou seja o que for. Precisamos manter a chama acesa para que nossas vidas façam algum sentido. Porque se deixarmos o marasmo tomar conta, surgem aquelas doenças oportunistas, desde uma “simples” gripe e até a depressão. Já notei que os períodos em que minha imunidade mais esteve em baixa em toda minha vida foram justamente nos momentos de descrença e tristeza. Os exames não apontavam nenhuma deficiência em emu organismo que justificasse todo aquele mal estar, cansaço e apatia. Se a ciência não consegue identificar meu problema, então é hora de tratar a mente.

Depois de tanto me encharcar com remédios, uma pessoa sábia me disse: alivie o peso do seu coração e comprometa-se mais com sua vida. Claro que na hora não entendi nada, mas hoje, mais madura carrego esta lição como lei. Outra lição importante que aprendi é não me vitimizar diante das dificuldades, mas sim aprender com meus erros e problemas.

Comprometido com você em primeiro lugar

Não, isto não te tornará um ser egoísta que só pensa em si. Mas veja bem: você passa tanto tempo resolvendo problemas, cuidando das coisas para os outros e se esquece de você. Por que não dedicar um pouco do seu dia em algo que lhe dê prazer? Talvez você nem se lembre mais o que te dava prazer, então por que não redescobrir? Aposto que se você seguir estes três passos simples, conseguirá colocar este comprometimento em prática rapidinho.

  1. O dia tem 24h, portanto, reserve três horas pelo menos só para você fazer algo ou nada;
  2. Divida suas tarefas por prioridades e liste todas no papel. A medida que for terminando, risque-as;
  3. Não assuma compromissos dos quais não terá condições de cumprir.

A organização e otimização do seu tempo é o maior responsável por você se comprometer mais ou menos consigo. O nosso maior erro é achar que daremos conta de tudo ou que não somos capazes de tanto. São dois extremos de pensamentos que nos sabotam diariamente e comprometem nossos rendimentos.

A resposta está na sincronia

Quando gerenciamos e sincronizamos nossas tarefas com o tempo que temos disponível, sempre 24h, passamos a imprimir nosso ritmo de forma natural. Saber que você tem 8 horas pra dormir e as outras 16 para gerenciar, faz nosso tempo fluir e render mais a nosso favor.  Repare bem nisto, quando você já possui uma rotina organizada, você produz mais e se sente mais útil e milagrosamente sobra mais tempo.

Uma coisa que precisamos aprender é que: não devemos estar comprometidos com a vida alheia, mas sim com a nossa. Devemos trazer para nosso circulo tarefas, pessoas ou desejos que nos agreguem algo e não o contrário. Dedicar-se inteiramente para o outro pode nos custar a vida. E como temos apenas uma, como você vai querer utiliza-la? Vivendo-a para os outros ou estando comprometido com a sua? Pense nisto!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: