Fios de Nylon |

Guia do medo: terror e suspense

Especial contos de terror e suspense

Este ano preparei uma mini lista de contos assombrosos de terror e suspense para o dia das Bruxas, 31 de outubro. Me inspirei em tags de booktubers que abordam o assunto porque achei muito legal fazer um post temático. Mas ao contrário delas, eu não tenho uma lista vasta de autores do gênero para indicar.

Leio muito pouco contos e romances de terror e suspense, mas pretendo mudar isto futuramente. Este ano, por exemplo, li minha primeira obra de Stephen King O Iluminado, que já tem resenha aqui no blog. A maior parte da minha referência destes dois gêneros veem de filmes e séries. Por isto, como minha lista ficou bem enxuta com os livros, no final indicarei três filmes de terror e suspense pra compensar. Afinal de contas, o objetivo da tag é indicar histórias assustadores, sejam elas em livro ou em videos.

Minha seleção de terror e suspense

Um folclore clássico que inspirou milhares de filmes sobre o tema ao redor do mundo: Conde Drácula. Herdeiros de Drácula é minha mais recente aquisição da Dark Side Books que entrega esta edição maravilhosa de capa dura. Uma reunião de 24 contos inspirados na mítica figura criada (ou não) por Bram Stoker.

Edgar Allan Poe o mestre do terror e suspense em duas coletâneas com os contos mais bizarros e pesados que já lis do autor. Uma seleção de dar agonia nos ossos. Recomendo à todos a sua primeira leitura dos clássicos: O Corvo, O Poço e o Pêndulo e O Gato Preto. Estes contos mostrarão à você quem É Edgar Allan Poe.

O Iluminado de Stephen King, que se inspira em Poe, me deu medo real como nunca havia tido antes lendo algo. A história foi vendida como terror, mas na verdade é um suspense sinistro. Este é o tipo de história que vemos em filmes, mas que pode ocorrer facilmente na vida real, por isso dá muito medo.

Terror e suspense nas telinhas

Agora é hora de indicar aqui os filmes clássicos de terror e suspense pra fazer maratona amanhã. Pessoas que cresceram na década de 90 irão se lembrar destes dois filmes com facilidade: Cine Trash com Zé do Caixão. Os filmes mais sinistros apareciam no programa dele, o primeiro é este.

Bonecos da Morte (Puppets Master – 1989) 

Muita aflição revendo este trailer. O filme me fez ter pesadelos muitos dias seguintes após assistí-lo. Isso porque eu era criança quando via ao Cine Trash, o que não recomendo.

A Boneca Assassina ( Dolly Dearest – 1991)

Este filme foi o responsável por eu ter de trancar todas as noites minha boneca dentro do armário. Levou anos pra entender que isso não era real, mas daí eu já havia me livrado da boneca.

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys – 1987)

Os Garotos Perdidos não considero terror porque não assusta tanto assim pois é mais um filme Sessão da Tarde. Mas o legal nesse filme é você dedicar um tempo extra para ouvir a trilha sonora que é excelente.

Penny Dreadful (2014)

Uma série digna de ser chamada de terror que detém todos os elementos necessários. Já vou logo avisando que Penny Dreadful não é pra qualquer um. Tem cenas fortes de assassinato de animais, crianças e sexo explícito.

Bom, estas foram as minhas indicações. Deixe nos comentários o que vocês acharam e indiquem também algum filme de terror e suspense para eu ver.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 30 anos e apaixonada por cinema, livros, música e fotografia. Não sou de muita conversa, pois prefiro me expressar através de textos. Nascida na era da internet, blogo desde 2008. Para saber mais sobre minha história clique em Autora.

2 Comments

  1. Cláudia

    novembro 3, 2018 at 4:04 pm

    Ótima lista! Gostei.

    1. Carla Corrêa

      novembro 3, 2018 at 4:52 pm

      Quero ver é ler!!!…rs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: