Elimine as crenças limitantes de sua vida em 6 passos

Elimine as crenças limitantes de sua vida em 6 passos

Você com certeza ouve muito certas afirmações que se disfarçam de conselhos ou mesmo “sabedorias antigas”. Mas o que você não imagina é que por trás dessas afirmações estão um comportamento que mais prejudica do que devidamente nos ajudam. Este tipo de pensamento equivocado que soa como avisos nada mais são do que crenças limitantes.

Ao longo de nossas vidas a gente passa a acreditar em “verdades absolutas” que na verdade não existem. O único objetivo dessas falsas profecias é de justamente limitar a nossa crença para restringir nosso crescimento pessoal, mental e até profissional.

Entendendo as crenças limitantes

As crenças limitantes são afirmações, credos ou qualquer tipo de conhecimento que adquirimos através de terceiros com intuito de limitar o comportamento. Seja ele moral ou fisicamente. Alguns exemplos de crenças limitantes mais conhecidas são:

  • “Quem nasceu para lagartixa nunca chegará a jacaré”;
  • “Dinheiro não traz felicidade”;
  • “Quanto maior o pedestal, maios será a queda”;
  • “Ninguém enriquece sendo honesto”;
  • “Felicidade de pobre dura pouco”;
  • “Vai sonhando, você nunca conseguirá fazer/ter uma coisa dessas”;
  • “Dinheiro é sujo”;
  • “Só enriquece quem rouba ou é corrupto”.

Estes são apenas alguns exemplos que vivenciamos todos os dias em nossas vidas. Mas a questão no entendimento destas crenças limitantes é que na maioria das vezes nós as executamos de forma inconsciente.

A forma de pensamento restritivo nos é ensinado como parte do nosso processo de amadurecimento. Porque se pararmos para pensar friamente, se aplicarmos estas crenças limitantes no processo evolutivo, nós nunca teríamos chegado onde chegamos.

Trabalhando nosso subconsciente

É muito importante tomarmos conhecimento deste tipo de comportamento e pensamentos que temos para conseguirmos viabilizar nossos objetivos. Muitos videos no YouTube de Coachs e Psicólogas falam exatamente disto. Se quisermos alcançar nossos objetivos, precisamos nos livrar de nossas crenças limitantes.

Por isso é muito importante policiarmos nossos pensamentos e comportamento, pois essas crenças estão tão estruturadas em nossa vida que é muito fácil nos prendermos à elas. Portanto questione, permita-se errar, experimente romper com os padrões e desconstrua o óbvio.

Exercício para libertar-se das crenças limitantes

Ao longo de muita pesquisa que realizei, pude comprovar que com algumas simples práticas nós podemos quebrar o ciclo vicioso imposto pelas crenças limitantes. No entanto, é muito importante que você tenha em mente que estes exercícios devem ser aplicados diariamente e não uma única vez.

  1. Não concorde com tudo que vê, ouve ou lê;
  2. Certo e errado são condições sociais e não leis rígidas. Cada um sabe o que é melhor para si, desde que você não invada o espaço alheio;
  3. Desconfie de filosofias vendidas como verdades absolutas. Busque a sua verdade;
  4. Questione o porquê das coisas, inclusive de tudo que já escrevi aqui;
  5. Saiba que que, 95% de suas decisões são realizadas pelo seu subconsciente. Portanto, reflita sobre cada ação antes de tomá-la;
  6. Desconstrua as imposições e não se permita ser limitado por nada nem ninguém desde que você não interfira no espaço alheio.

Lições e sabedoria

Depois que aprendi a despegar dessas crenças limitantes e ensinamentos negativos, passei a enxergar o mundo de uma outra forma. A minha realidade mudou de tal forma que passei a conquistar tudo o que eu quero. Aprendi a olhar para dentro de mim e entendi que tudo o que passamos, de positivo ou mesmo negativo, tem um propósito maior de nos ensinar. O aprendizado é que nos faz crescer, nos enriquecem e nos tornam pessoas melhores de caráter mais fortificado.

Espero que meu aprendizado possa ajudar você também se libertar de ensinamentos que só tem o objetivo de nos apequenar. E se você tem uma dica ou lição que queira compartilhar conosco, deixe seu depoimento com sua experiência nos comentários e ajude o próximo a se libertar desses sentimentos negativos!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: