Câmeras Instax da FujiFilm – Mini 90 e Square SQ6 Taylor Swift

Câmeras Instax da FujiFilm – Mini 90 e Square SQ6 Taylor Swift

Desde que venho fazendo esta parceria com a FujiFilm do Brasil, eu percebi uma evolução em seus produtos. Quando vejo um lançamento sempre fico curiosa como foi com a Instax Mini 9 e agora por último a Instax SQ6 da Taylor Swift.Foi aí que tive a ideia de fazer este post comparando os dois principais lançamentos da Fuji. Portanto, antes de iniciar esta leitura, recomendo que dê uma lida nas resenhas destes dois produtos aqui no blog. Feito isso, vamos as comparações das câmeras Instax da FujiFilm.

Câmeras Instax da FujiFilm

O meu primeiro contato com uma câmera Instax da FujiFilm foi quando adquiri a minha Instax Mini 90 Neo Classic. Fiquei namorando os modelos Mini por muito tempo. Na época era uma novidade, o retorno dos filmes instantâneos e com eles o lançamento da Instax Mini 7. Na época existia apenas na cor branca.

Fiquei muito curiosa porque, o modelo da câmera parecia ser de brinquedo e eu não acreditava que ela fazia fotos  instantânea. Porém, não só era uma câmera instantânea como suas imagens eram 100% fiel aos modelos de câmeras analógicas antigas.

Apesar da linha profissional terem um preço mais elevado com relação as suas digitais. Contudo, as câmeras Instas da FujiFilm já nasceram com preços super acessíveis. Desde seu primeiro lançamento, os valores variavam entre R$300 e R$400, nunca mais do que isto.

O que eu acho muito justo, já que lá fora seu preço variava entre $54 e $64 dólares. A FujiFilm sempre praticou preços justos aqui no Brasil, e claro, na medida do possível. Uma vez que dependendo da região do país em que você more, os preços podem variar muito.

As duas câmeras Instax da FujiFilm

Diferenças entre a Instax Mini 90 e a SQ6 Taylor Swift

Desde que comprei a minha câmera Instax da FujiFilm, a Instax Mini 90 Neo Classic, eu venho me apaixonando cada vez mais pelos modelos lançados posteriormente. A diferença mais visível entre elas está no modelo, sendo a Instax Mini 90 tem um design mais retrô. Enquanto a SQ6 Taylor Swift é mais moderna e tem um formato quadrado com bordas arredondadas.

A construção do corpo de ambas é feito em plástico resistente, acabamento fosco e no caso da Instax Mini 90 antiderrapante. A composição das lentes também possuem diferenciais, a Instax Mini 90 tem um alcance de 60mm e abertura de F12.7. Enquanto a Instax SQ6 Taylor Swift tem alcance de 65 a 75mm e abertura de F1 a 12.6.

Câmeras Instax da FujiFilm

Funcionalidades e modos de disparo

A principal diferença que percebi nas funcionalidades entre estas duas câmeras Instax FujiFilm é na quantidade de opções. A Instax Mini 90 possui muito mais funções.

  • macro;
  • controle de luminosidade (L ou D);
  • crianças;
  • festa;
  • paisagem;
  • exposição Bulb;
  • dupla exposição.

Apesar da SQ6 Taylor Swift possuir um painel semelhante ao da anterior. Os modos de exposição são mais objetivos e facilitam mais a vida de quem pegar a câmera pela primeira vez.

  • Controle de exposição automático;
  • selfie;
  • macro;
  • paisagem;
  • dupla exposição;
  • controle de luminosidade (L ou D).

Apesar de terem quase que a mesma quantidade de modos de disparo, a diferença da SQ6 Taylor Swift para a Mini 90 é que a versão Square você não precisa quebrar a cabeça configurando com mais de um modo para obter uma foto perfeita.

Quando eu fotografei com a minha Instax Mini 90, todas as vezes precisava usar mais de uma opção junta para ter uma foto nítida. Isso me confundia muito, pois eu nem sempre sabia se precisaria configurar a claridade caso não usasse o flash e vice versa.

Lado a lado as câmeras Instax da FujiFilm

Qual das duas câmeras Instax da FujiFilm é a melhor?

A verdade é que as duas câmeras são fantásticas e atendem perfeitamente as necessidades do fotógrafo. Porém, é preciso pesar bastante na balança tanto o preço quanto as características de cada uma antes.

A Instax Mini 90 tem sem dúvidas um sistema mais completo, porém não vem com espelho de selfie, o que a SQ6 Taylor Swift possui. Entretanto, este detalhe pode ser decisivo para alguns e nem tanto para outros.

Assim como o fato das câmeras da série SQ6 e SQ10 por possuirem um design quadrado pode dificultar na hora da selfie. Mesmo que possuam o espelho dianteiro. A câmera Instax SQ6 Taylor Swift por exemplo, possui apenas um botão de modo de disparo, enquanto Instax Mini 90 possui 2. Mas isto eu expliquei o porquê no post anterior sobre ela.

Resumindo a expectativa x realidade

Saiba você que, ao adquirir qualquer uma destas duas câmeras, estará fazendo uma excelente compra. De início pode ser que você demore para entender as funcionalidades e “queime” alguns filmes. Mas não se preocupe, isto é completamente normal. Mas como costumo dizer sempre aqui no blog em posts sobre câmeras: fotografia é um hobby caro mesmo.

Não tem jeito gente, quem quiser investir neste estilo de vida e adotar a Instax Mini como a sua câmera precisa saber disso. Ter câmeras analógicas ou digitais tem que fazer um investimento sim, ainda mais se você está disposto a adotar uma marca como foi o meu caso. Contudo, nunca se esqueça de tratar bem o seu equipamento, assim você garantirá vida longa e evitará problemas com elas.

Se você gostou deste post, tem uma Instax e quer compartilhar sua experiência comigo e outros apaixonados por fotografia, deixe aqui seu comentário. Vamos adorar conhecer sua história e dicas sobre a Instax!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: