Fios de Nylon |

Como praticar o perdão diariamente

Aprenda como praticar o perdão e deixe a sua vida mais leve

Há certos momentos em nossas vidas em que precisamos fazer uma limpeza emocional. Que consiste em limpar memórias e sentimentos negativos que acabam nós deixando pra baixo. Contudo, já sabemos que viver é um eterno processo de aprendizagem e que todos os dias vivenciamos uma experiência nova. Porém, para conseguirmos ter uma vida mais plena, precisamos aprender como praticar o perdão e limpar toda essa carga negativa de nossa mente.

Com isso vem as más experiências, seja individualmente ou decorrente de terceiros. Nesta segunda opção, temos o hábito, por natureza, acumular sentimentos negativos como:

• Mágoa;
• Raiva;
• Ódio (que é diferente de raiva);
• Rancor;
• Sentimento de desprezo;
• Fúria.

Como aprender a perdoar

Durante a nossa vida convivemos com todo tipo de pessoas: boas e más por natureza. Com isso nos expomos a um turbilhão de emoções que sempre acarretam alguns dos sentimentos citados acima. Pensamos que ao passar por determinadas experiência, nunca conseguiremos perdoar a pessoa em questão.

Mas ontem, quando estava fazendo minha meditação guiada de todos os dias, me foi sugerida a série sobre perdão. Com isso, fiquei bastante reflexiva sobre o assunto e tudo que vem acontecendo em minha vida. Realizei a meditação e uma parte em especial da fala da guia me chamou bastante a atenção. Entretanto, ela disse que perdão não é um ato isolado que realizamos de uma vez, mas sim um processo pelo qual passamos.

Para aprender a perdoar é preciso aceitar o fato de que estamos machucados e que carregamos sentimentos negativos sobre algum fato. Com o tempo, todos estes sentimentos que temos contra uma pessoas são apagados de nossa vida e principalmente da mente.

Reconhecendo os próprios erros

Saber que precisamos perdoar alguém por atitudes tomadas ou coisas indesejadas, mas antes de tudo você precisa se perdoar.

  • Se perdoar por carregar todos estes sentimentos;
  • Se perdoar por se deixar levar pela negatividade;
  • Se perdoar por ter errado;
  • Se perdoar das coisas que disse em revide do momento;
  • Se perdoar por ser imperfeita;
  • Se perdoar por cometer sempre os mesmos erros.

Reconhecer que você é um ser imperfeito e que busca aperfeiçoa-se é o primeiro passo para o processo de aprender a perdoar. Sem intender que você também comete erros, machuca e magoa pessoas durante sua vida é um passo importante.

Porém, no início, você achará que será impossível perdoar alguém que te machucou muito. E com isso continuará carregando os mesmos sentimentos que impedem nossa evolução.

Curando todas as feridas

Quem nunca teve uma cicatriz quando criança quando brincava na rua? Porém as feridas da alma são um pouco mais difíceis de serem curadas, mas não impossíveis. A melhor maneira de praticar o perdão é começar a refletir sobre todos os sentimentos ruins que você tem durante o dia. Observar e entender porque você os sente.

Com isso, chegará o momento que você sentirá necessidade de se livrar de todos eles. Pois sentimentos negativos são pesados demais para serem carregados. E como ja sabemos, na vida, devemos levar conosco apenas aquilo que realmente precisaremos pra sobreviver.

Meditação para praticar o perdão

Uma das melhores técnicas que estou usando para praticar o perdão em minha vida sem dúvidas é a meditação. Além de relaxar ela ajuda a compreender e separar os sentimentos que não são úteis para mim. Contudo, assim como qualquer outra prática, o perdão com a meditação leva tempo.

Eu achava que jamais, não nesta vida, conseguiria perdoar ninguém pelas coisas que foram feitas e ditas contra mim. No entanto, sempre pensamos que nunca conseguiremos perdoar, mas não é bem assim. É preciso ter muita disciplina e vontade de querer mudar, mas garanto que cada esforço valerá a pena.

Hoje vivo me policiando, vigiando cada pensamento e tento sempre medir as palavras. Mas mesmo que nem sempre eu consiga ficar no controle da situação, já é um grande passo ter essa consciência sobre os sentimentos.

E aí, gostou deste texto sobre a importância de aprender a perdoar? Se você conhece alguém que precisa ler esta mensagem ou gostaria de contar algo sobre o assunto. Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários sua experiência que adoraremos aprender com você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: