Fios de Nylon |

Minha Instax Mini 9

Comprou sua primeira Instax Mini e não sabe como usar? Descubra!

Desde que comprei a minha primeira câmera Instax Mini, a Neo Classic 90, fiquei com muito medo de estragar todos os filmes tirando fotos do jeito errado. Na verdade gastei um bocado de filmes tentando fotografar corretamente com a câmera.

Porém algumas fotos saíram sim boas, mas era muito difícil acertar a mão. Ainda mais que a Instax Mini 90 tem mais recursos que a versão Mini 9. E foi por este motivo que decidi vender a minha e comprar esta Instax Mini 9.

Porém, mesmo com a Instax Mini 9 eu ainda senti uma dificuldade em acertar na hora de fotografar. Mas isto aconteceu porque eu não obedeci algumas regras básicas da câmera. Por isso decidi criar este pequeno guia de como você deve utilizar sua Instax Mini, principalmente se você é novato no mundo das câmeras instantâneas.

Marinheiro de primeira viagem

Se acabou de adquirir sua primeira câmera Instax Mini e nunca havia fotografado com uma, pode ser que encontre dificuldades. E a coisa pode piorar se caso a câmera possuir muitos recursos avançados, como no modelo da Instax Mini 90.

No entanto, se você estudar bastante as funcionalidades da câmera e seguir as seis dicas que darei, provavelmente não terá problemas.

  1. Leia atentamente o manual da Instax Mini sobre os modos de disparo;
  2. Pesquise referências e possíveis dificuldades no YouTube;
  3. Estude o básico de fotografia para entender o processo sobre fotografar;
  4. Respeite os limites de sua câmera;
  5. Obedeça aos ajustes que a câmera indicar para você antes de disparar;
  6. Observe o ambiente antes de fotografar.

Fotografando com sua Instax Mini nova

Agora é hora de colocar cada item anterior em prática com a sua câmera em mãos, mas espere mais um pouco ainda. Pois dentre as seis dicas dadas, a número 1, 3, 5 e 6 são os mais importantes.

A dica 1 é a tarefa mais fácil que você deve fazer, pois ler o manual pode esclarecer dúvidas que você nem sabe que tem. Já a dica 3 é o segundo passo após conhecer seu equipamento é de você saber o que ele faz. Recomendo que estude especificamente fotografia analógica. Inclusive tenho um post aqui no blog falando sobe.

Por fim, as dicas 5 e 6 são essenciais pois, a câmera possui um sistema de fotometria muito bom. Portanto, sabe medir a quantidade de luz. Com isso você deve conhecer o local que irá fotografar, pois lugares muito escuros ou claros demais podem comprometer a qualidade da imagem.

Luz deles da Instax Mini 9 Lente para macro fotografia

Não desanime com os erros e dificuldades

Como mencionei no início, é comum errar bastante até entendermos como a câmera se compra em determinadas situações.

A fotografia com câmeras instantâneas é o tipo de experiência que devemos ter conhecimento de que: é um hobby caro. Porém, a fotografia em si é um “passa tempo” que exige investimentos altos.

Principalmente para os profissionais da área. Portanto, se você não conseguiu obter o resultado desejado de primeira, ou no primeiro pacote de filme, não desanime. O processo entre os erros até o acerto pode demorar, mas assim que você conseguir aplicar todas as dicas dadas, tudo ficará mais fácil.

Um bônus para quem chegou até aqui

E para facilitar seu processo, darei um bônus aqui. Listarei mais algumas dicas para você acertar na hora de fotografar. Anotem aí!

  1. Ao ligar a câmera espere alguns segundos para fotografar, pois o fotômetro pode variar o led indicador;
  2. Organize o ambiente antes de fotografar, para que pessoas ou objetos indesejados não atrapalhem sua foto. Pré produção é tudo;
  3. Verifique a validade de seus filmes. Produtos com validade vencida podem alterar a qualidade da imagem e até danificar seu equipamento;
  4. Verifique o nível da bateria sou pilhas de sua Instax antes de tirar foto. Caso estejam fracos, provavelmente a imagem será afetada. Além de você correr o risco de na hora da revelação, o filme agarrar na bobina e isso acabará danificando sua câmera;
  5. Cuide de seu equipamento contra poeira, umidade e impacto. Mantenha sua câmera em local seco, longe de poeira que podem estragar os componentes de sua câmera e o principal: evite de deixá-la cair. Os tombos podem danificar de forma irreversível os componentes internos dela.
  6. Mantenha sua Instax Mini sempre limpa. Para isso reserve um paninho exclusivo para ela e jamais use cotonetes, soluções de limpeza e sempre retire as pilhas e bateria para que os conteúdos para não vazarem dentro do equipamento;
  7. Em hipótese alguma tente cobrir o flash som fitas, panos ou papel para ocultar sua luz. Use apenas acessórios autenticados pela FujiFilm. Pois ao obstruir a luz, o calor emitido pelo sensor poderá danificar seu aparelho.

E aí, gostou deste conteúdo ou tem alguma dúvida que gostaria de tirar? Deve seu comentário aqui e compartilhe esse post com outros usuários da Instax mini que tenham alguma dificuldade. Pois eu adorarei ajudar todos a aproveitar da melhor forma suas câmeras!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: