Meu ritual particular na hora da leitura

Meu ritual particular na hora da leitura

Acompanho muitos canais literários no YouTube, pois gosto de saber dos lançamentos das editoras. O que há de bom e ruim na opinião destes booktubers e o que eles andam lendo.

No entanto, existe uma prática um tanto controversa com estes clubes de livros online que me causa incômodo. Já que a maioria leem uma média de livros mensalmente que na minha opinião é meio absurda. Pois, na hora da leitura, não quero ter pressa em consumir um conteúdo apenas pra bater meta.

Absurda porque na minha concepção devemos ler com calma e de preferência fazendo anotações e refletindo sobre. Eu não sei como seria a relação com minha rotina na hora da leitura se eu tivesse de ler uns dez livros por mês.

Como seu eu lesse um novo a cada três dias em média. Não estou condenando nem criticando os booktubers e nem quem gosta de ler tanto assim. Mas eu não consigo entender bem essa dinâmica.

Meus livros na hora da leitura

Quantos livros leio por ano

Já levei um ano pra ler um livro pequeno, Bonequinha de Luxo, porque a história era tão envolvente que eu queria adiar ao máximo o término da história. No entanto, outro motivo pelo qual acho louvável lermos uma média menor de livros por mês é que as publicações custam muito caro.

Nem sempre tenho dinheiro pra comprar ao menos um livro por mês. Então preciso fazer os poucos que tenho renderem até poder comprar um novo.

Sem mencionar aquele fator chato de que é a falta de espaço para guardar livros. Pois, um leitor ávido não gosta de se desfazer de seus livros e menos ainda de empresara-los.

Na hora da leitura, costumo relaxar a mente, de sentir gosto de sentir o livro nas mãos, de ter paz interior e de se desligar do mundo externo. Pois a leitura além de exigir concentração ela nos permite exercitar nossa imaginação com suas histórias.

Por isso, se eu puder dar um conselho para quem se sente pressionado a ler tantas publicações por conta de uma meta pessoal. Não importa qual seja o motivo: leia apenas o que você conseguir e não se pressione!

Qual o ritmo certo na hora da leitura

Você é quem dita o ritmo da leitura e a quantidade de páginas ou capítulos. Aprecie a história, se permita questionar, entender a escrita do autor e perceber as sutilezas das mensagens. O livro é uma obra que leva meses ou anos para ficar completa e ser publicada. Por isso, não vejo motivo para devorá-la tão rápido.

Esse tipo de comportamento pode acabar causando uma certa ansiedade em nós leitores. Pois, na minha opinião, vale muito mais a pena ler um livro por mês e ter a certeza de que aquela história agregou em minha vida.

Ao invés de ler muitos e apenas acumular informação na cabeça. Vamos ler sim e muito, mas com qualidade e não por quantidade pessoal.

E aí, gostou deste conteúdo sobre leitura? Deixe nos comentários sua opinião sobre ler muitos livros apenas pra bater metas. Aproveite e compartilhe este texto com pessoas que você sabe que também amam leitura. Vou adorar ler sua opinião sobre o assunto!

Share

One thought on “Meu ritual particular na hora da leitura

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: