Praticar o desapego é libertador para a alma e vida

Praticar o desapego das lembranças

Começarei este texto com um questionamento: você é do tipo de pessoa que vive no passado? Pode parecer uma pergunta fácil ou boba. Mas muita gente ao parar pra pensar, não consegue responder de imediato, ou nem conseguem. A verdade é que a gente apegada demais às coisas, pensamentos e acontecimentos e sentimentos. Praticar o desapego é uma forma comprovada de se libertar daquilo que não é mais necessário pra você.

Mas já aviso desde o início, pode parecer uma tarefa simples, porém, muitas pessoas encontram dificuldade durante o processo. Sendo assim, a seguir listarei alguns exercícios que eu também utilizo para desapegar de tudo o que não funciona mais pra mim!

Praticar o desapego de objetos

Talvez esta seja a forma mais conhecida de praticar o desapego em nossas vidas. Devemos começar por objetos que já perderam o significado para nós. Seja uma roupa, livros já lidos ou presentes que ficam amontoados no fundo do armário.

Desde que comecei a me desapegar de objetos que eu sabia que não me seriam mais úteis, senti uma mudança profunda em minha vida. Sabe aquela máxima de que “é preciso deixar o velho sair pro novo entrar”? Não só é verdade como muita coisa se transformou em minha vida desde que eu passei a fazer uma faxina em minhas coisas mensalmente.

Hoje em dia não acumulo mais nada e passei a dar rotatividade à coisas como:

  • livros que já li e não vou reler: revendo ou troco por novos livros que quero ler;
  • roupas e sapatos velhos me desfaço para assim poder repor com novas;
  • cadernos e papeis velhos são reciclados ou descartados;
  • me desapeguei de quase todos meus acessórios de moda. Ficando apenas com o básico;
  • dei uma limpa em minhas maquiagens ficando apenas com o necessário;
  • produtos de beleza só compro um novo quando o velho acaba.

Depois que começar a se livrar das coisas, você ficará impressionada como acumula lixo muito facilmente. Uma boa seria convencer os demais membros de sua família a fazerem o mesmo, pois assim as energias da ambulância e transformação fluirão melhor em sua casa.

Desapegado de sentimentos

Talvez este seja o exercício mais difícil, pois se livrar de sentimentos é algo sofrido para o ser humano. Pois, a psicologia já comprovou que o homem se prende aos sentimentos, o sofrimento, de uma maneira muito dependente. Sentindo-se indigno de ser feliz ou poder conquistar coisas boas. É como se fosse um vício.

Mas tudo isso não passa de crenças limitantes que colecionamos ao longo de nossas vidas e que nos impedem de crescer e mudar. Desapegue-se de sentimentos com a ajuda de práticas milenares como a meditação e a limpeza de memórias com o Ho’Oponopono.

Além do auxilio do Ho’Oponopono, uma prática muito poderosa que tem me ajudado a limpar meus pensamentos e sentimentos negativos foi a meditação guiada, ou Mindfulness. Para isso, utilizo um aplicativo em meu celular para realizar diariamente essas meditações. Ela tem me ajudado muito a controlar e focar meus pensamentos da maneira correta.

Pois, se carregamos sentimentos desnecessários é porque nossos pensamentos estão focados de maneira errada. A partir do controle daquilo que pensamos, conseguimos eliminar com mais facilidade aqueles sentimentos que tanto nos fazem mal.

Como praticar o desapego

Desapegando de memórias

Como já havia dito no tópico acima, praticar o desapego de memórias é uma forma eficiente de tirar de dentro de nossas mentes. Com isso, conseguiremos pensar e agir com mais clareza e menos impulsividade.

Outro benefício que podemos aproveitar com o desapego de memórias é podermos controlar melhor as vontades do nosso ego. Pois, é através dele que acumulamos memórias, sentimentos e até mesmo objetos que já não são mais úteis para nós, mas sim para ele.

O ego é um dos principais responsáveis por travar nosso crescimento, Pois ele fica como uma voz suave sussurrando em nossos ouvidos que não precisamos mudar, ou que precisamos o tempo todo da aprovação de alguém para sermos felizes. Mas depois de tudo que aprendi até aqui, essas são coisas que causam efeito transgressor em nossas vidas.

Por isso foi muito importante essas ferramentas em minha vida. No entanto, não digo que estou 100% vivendo uma vida plena. Mas posso garantir que esses são os passos que me iniciaram no caminho da retomada das conquistas e realizações pessoais. Espero que assim como foi comigo, você consiga praticar o desapego e encontrar o caminho da prosperidade em sua vida.

Se você gostou deste texto e conhece alguém precisa ler estas informações, compartilhe e deixe seu depoimento sobre o assunto. Vamos espalhar mensagens positivas e que ajudem outras pessoas a desenvolverem seu autoconhecimento!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: