As 8 lições mais importantes que aprendi no decorrer de 2018

Aprendizados ao longo de 2018

Como de praxe 2018 foi o ano em que muita gente pedia pra acabar logo, pois estava ruim demais. No entanto, no meu caso foi um ano maravilho em todos os sentidos. Apesar da crise ainda persistir e deixar muita gente frustrada com relação à economia, eu não tive do que reclamar, pois este definitivamente foi um ano de muito aprendizado.

Ano passado conquistei muitas coisas que eu sonhava, como a conhecimento. Foi o ano em que mais estudei e me empenhei para melhorar meu currículo. Mas o aprendizado não se restringiu apenas à aulas práticas, mas também à vida.

Todo aprendizado que obtive em 2018

Decide que 2018 seria O ano em que eu tiraria alguns projetos do papel e foi o que fiz. Em alguns momentos bateu aquele desânimo, mas logo lembrava que eu não tinha outra escolha se não correr atrás. Perrengues todo mundo passa, eu mesma passei, mas pude aprender muitas coisas com eles, tais como:

  1. Aprendi o valor da gratidão;
  2. O valor da amizade onde menos esperava;
  3. Que a resiliência não é tudo aquilo que dizem ser;
  4. A dar ainda mais valor às coisas simples da vida;
  5. Que não posso mudar o mundo e as pessoas ao meu redor;
  6. A cozinhar quitandas que eu tanto amo;
  7. A torrar café (que era uma vontade antiga que tinha em aprender);
  8. A não reclamar, pois tudo que acontece conosco é fruto de nossas escolhas.

Saldo inicial e final positivos

Como entrei o ano com foco em torná-lo melhor que o anterior, já iniciei minha caminhada com um saldo positivo. No decorrer de 2018, quanto mais eu me planejava e empenhava, mais as coisas fluíam. 

O blog cresceu bastante junto com suas redes sociais. Tudo graças aos cursos, livros que fiz e li aliados à muita dedicação e vontade de fazer acontecer.

Outro saldo positivo que tenho orgulho em mencionar é meu ritmo de leitura que deu um salto. Lí muitos livros bons que acrescentaram bastante conhecimento pessoal. E se tudo der certo pretendo manter isso em 2019.

Inclusive, estou me organizando financeiramente para investir em mais cursos e livros. Pois quero que o próximo ano seja ainda mais focado em negócios, pois pretendo alavancar minha carreira de empreendedora.

2019 com aprendizado em dobro

Disse em outras oportunidades aqui no blog que não acredito em listas de resoluções de final de ano. Pois bem, isto também mudou em minha forma de pensar. Uma vez que li e aprendi é que, nesta jornada de autoconhecimento, o importante é extremamente importante dar um norte aos nossos sonhos.

Para isso, ter escrito em papel e tinta as nossas metas nos ajuda a conquistá-las com mais facilidade, pois adquirimos mais confiança e clareza.

E é justamente o que pretendo fazer neste ano: planejar cuidadosamente o que quero pra mim. Focando sempre no crescimento pessoal e profissional, claro. Mas além de tudo, tenho para mim um propósito de que pretendo ajudar mais o próximo.

Quero ser mais ativa na causa de animais abandonados e em situação de risco. 2018 foi um ano triste com relação à isso. Pretendo investir em projetos voluntários. No entanto, 2018 tirei também do papel algumas coisas que há tempos queria aprender, tais como:

  • Aprender a torrar e moer café;
  • Concluí 9 certificações ao longo do ano;
  • Li 14 livros lidos no ano;
  • Aprendizado sobre autoconhecimento;
  • Cuidar da saúde.

Resumindo…

Aprendizado sobre autoconhecimento

Mesmo com todas as adversidades, 2018 foi um ano muito positivo e produtivo para mim. Se você quer realmente colocar em prática seus antigos projetos, recomendo que comece a pensá-los desde já. Ano passado coloquei em prática dois, este ano quero dobrar a meta. Que 2019 seja um ano próspero e positivo como o anterior!

Não se esqueça de deixar nos comentários o que você espera para este novo ano que chega. Se quiser compartilhar suas metas também, quem sabe não inspira alguém que esteja precisando de um empurrãozinho?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: