Período de luto: saiba o que é e como superá-lo

Período de luto: saiba o que é e como superá-lo

Período de luto é um processo pelo qual passamos quando perdemos alguém de grande importância em nossas vidas, seja ela humana ou animal. Quando perdemos alguém, sentimos m peso e ao mesmo tempo um vazio em nossas vidas. A princípio parece que esse sentimento de vazio nunca irá passar, mas acredite: vai passar.

Conheça as 5 fases do período de luto

Segundo pesquisas que realizei sobre o tema, o período de luto acontece em cinco etapas definidas. Das quais precisam ser vividas pela pessoa e serem respeitadas pelas demais. Cada indivíduo se comporta de maneira diferente perante o luto. E saber disso é muito importante, para que você possa ajudar quem esteja vivendo esta realidade. Entenda mais um pouco sobre o período de luto a seguir.

1. Negação

É o momento em que não aceitamos o fato de que perdemos algo ou alguém. Tentamos de todas as maneiras encontrar formas de nos enganar. Na verdade, este esforço pode ser poupado, pois, de acordo com neurociência, 95% do tempo o nosso cérebro nos engana. Achamos que tomamos atitudes consciências e deliberadas. Sendo que na verdade não é bem assim.

2. Raiva

Nesta etapa do período de luto sentimos uma fúria descontrolada. Provocada pela sensação de impotência, é neste momento em que procuramos colocar a culpa por nossa perda. Algumas pessoas passam a carregar tal culpa, outras passam a culpar Deus por sua situação.

3. Barganha

Momento em que tentamos desesperadamente nos apoiar em uma promessa de melhora. Barganhamos literalmente por uma troca por aquilo que perdemos por algo que já temos. Ou também barganhamos a situação que nos encontramos por uma promessa de melhorarmos nossa conduta diante da vida como: levar uma vida diferente, parar de beber, fumar, ter mais tempo para si, etc.

4. Depressão

O estágio ápice do período de luto é a depressão, quando a tristeza profunda, apatia, sentimento de incapacidade com tudo nos toma. É o estágio mais complicado de todos, pois é nele que muitas pessoas costumam se entregar e não querer mais viver. Em casos extremos, pessoas cometem suicídio neste etapa.

5. Aceitação

Por fim o momento de abonança após a tempestade. A aceitação não significa que a pessoa já passou por todo o processo de luto e que já está tudo superado. Este estágio sugere que a pessoa tomou consciência do ocorrido, entendeu porque aquilo aconteceu e aceitou o fato. Mas não quer dizer que esqueceu e que já está tudo bem.

Superando situações difíceis

É extremamente importante ter uma pessoa, ou várias, por perto neste momento, pois devemos identificar se a pessoa em questão está tendo dificuldades em vencer alguma das etapas acima. Pois como havia citado no tópico 4, se não cuidada a depressão do luto pode se tornar crônica. E isso é muito sério e perigoso.

Existem muitas maneiras de passar e superar o período de luto, a mais comum é com a terapia psicológica e ocupacional. Muitas pessoas nesta etapa da vida acabam descobrindo dons e talentos surpreendentes. Conheço muita gente que conseguiu superar o período de luto com as seguintes tarefas.

  • Artesanato;
  • Culinária;
  • Fotografia;
  • Escrita;
  • Trabalhos voluntários e assistência social;
  • Apoio em igrejas, comunidades e Ongs.

Reconheça o seu valor

De todas as dicas que dei neste post a mais importante é você respeitar o seu tempo de luto. Lembre-se de que tudo em nossa vida acontece em ciclos e tudo tem início, meio e fim. Portanto, jamais pule alguma etapa, não tenha pressa em querer se reerguer e o mais importante: não se compare. Comparar o sofrimento é uma maneira cruel e insensível de lidar com situações de dor.

Se você está passando pelo período de luto, desejo-lhe forças e saiba que isso irá passar. Não se apegue na tristeza. Chore, sinta saudade, mas depois enxugue esse rosto e siga com sua vida. Ja dizia Freddy Mercury “Show must go on”!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: