Aprenda como iniciar seu blog do zero e comece a ganhar dinheiro com ele

Viver de blog em pleno ano de 2018 parece uma missão difícil, e realmente é. Neste artigo ensinarei a você como utilizar o marketing digital em seu negócio. Por isto leia com bastante atenção nestas seis dicas que passarei, para que você já comece com o pé direito no mundo da redação para web.

1. Estrutura básica do marketing digital

Entender o básico do marketing digital abrirá um leque de possibilidades em seus textos. SEO, palavras chave, redação web são alguns dos tópicos que você precisa pesquisar, estudar e entender antes de criar artigos para seu site. Tenha em mente que, quanto mais estruturado e coeso seu texto for, melhor será para o rankeamento no Google.

Os robôs usam um tipo específico de algoritmo que identifica estes elementos em um texto e o indexa na página de pesquisas. Quanto mais alinhado com essa estrutura, mais destaque sua página terá.

2. Invista em um tema atraente para seu blog

Não importa qual plataforma você use, Wix, Blogger ou WordPress. Tenha em mente que o tema do seu blog precisa ser eficiente, de fácil carregamento e responsívo. Este último significa que ele deve se adaptar à qualquer dispositivo utilizado pelo usuário sem que a usabilidade do site seja comprometida.

Em tese você não precisa investir muito dinheiro em um tema. Existem vários layouts gratuitos na internet ou mesmo baratos entre os pagos. No entanto, tenha sempre em mente que, quanto mais personalizado for, mais profissional parecerá o seu site.

3. Saiba o que e como escrever bem

Já fiz alguns posts aqui no blog falando de técnicas para você escrever bem seus textos. Esta é uma das dicas mais valiosas que posso dar à você, porque ninguém quer ler um texto cheio de erros de português ou de difícil entendimento.

Entender seu público e outro quesito que você deve ter mais cuidado. Se você aborda assuntos jurídicos ou de medicina, sua linguagem deverá ser mais formal e técnica, respectivamente. Se for um site de entretenimento ou variedades, pode investir em gírias, memes e expressões da internet sem medo de incomodar seu público.

4. O Google é seu amigo e quer ver seu blog no topo

Se você já tem uma conta do GMail, você pode desfrutar de uma gama de ferramentas gratuitas. Serviços como Google Analytics, Adsense, Trends e AdWords são algumas das quais você deve usar para otimizar seu site. O Google Analytics, por exemplo, te ajuda a entender o comportamento da sua audiência, quais textos e em quais horários eles apresentam melhores desempenhos. 

Para quem deseja viver de blog, estas ferramentas são essenciais para você otimizar sempre o seu conteúdo. Uma dica: use o próprio Google e YouTube para estudar estes aplicativos. A cada dia eles aprimoram suas ferramentas, e estar atualizado é uma obrigação.

5. Redes sociais para ser visto e encontrado

O objetivo de se ter um site é ser visto e encontrado, certo? Por isto, aconselho você a escolher duas redes sociais principais onde fará a divulgação de seu conteúdo. Por que duas? Porque assim é mais fácil você manter uma qualidade e periodicidade de posts para seus seguidores.

Se optar por Instagram e YouTube, entregue o máximo de qualidade nas fotos e vídeos. Não precisa ter equipamentos de última geração, você pode incrementar na edição para compensar a falta de qualidade de seus eletrônicos.

Assim sendo, não ignore o Google + e divulgue lá seus posts e interaja com as comunidades, isso faz muita diferença. O Google valoriza blogs que utilizam sua rede social como meio de divulgação e isto conta pontos no rankeamento.

6. Destaque seu texto com imagens

Quem quer viver de blog e que almeje o topo nas pesquisas do Google precisa ter uma aparência bastante atraente. Contudo, você precisa investir em imagens que ajude a harmonizar o seu post. Com isto, você pode utilizar dos serviços de Bancos de Imagens gratuitos que existem na internet.

Estes sites disponibilizam uma gama enorme de fotografias livres de direitos autorais que você pode usar em seu blog. Fique atento apenas às regras do site, que geralmente solicitam a divulgação do autor da imagem quando utilizá-la.

Sempre que uso alguma imagem de banco gratuito aqui no FN, costumo sinalizar no rodapé do texto. Não custa nada e você ainda valoriza o trabalho de quem te ajuda de graça.

Nota da autora para os futuros escritores

Viver de blog é difícil sim e devemos matar dois ou mais leões por dia para manter nosso site no ar. No entanto, o Fios de Nylon já teve vários nomes, temas e endereços. Mas nunca desisti dele, mesmo nos piores dias de crise. Por isso, se aperfeiçoar e imponha-se metas, mas também não se cobre demais o tempo todo. Porém, o início parece que não vai dar certo, mas com o tempo e investimento você começa a colher os resultados!

É como a maioria dos blogueiros dizem: o importante é começar. Por outro lado será difícil no início. não terá muitas visualizações ou engajamentos. Portanto é tudo uma questão de processo e investimento. Eu investi muito tempo, dinheiro e dedicação ao FN e hoje começo a colher os frutos.

O importante é você começar a se especializar desde cedo. Estude sobre médicas de SEO e produção de conteúdo para web. Isso faz toda a diferença.Quem quer viver de blog precisa entender o funcionamento desta ferramenta e investir em conhecimento.

Imagem: Pixabay

2 thoughts on “Aprenda como iniciar seu blog do zero e comece a ganhar dinheiro com ele

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: