Escondidinho de proteína de soja

Proteína de soja

Um prato lacto-vegetariano saudável e delicioso que pode ser servido em pequenas ou grandes porções. No meu caso, utilizei uma cumbuca de circuferência mediana. Ela serve uma porção generosa de proteína de soja para fazer o escondidinho para uma pessoa.

A receita não é nada de mais, muito simples e leva alguns minutinhos para ficar pronta, isto se você já tiver a base de proteína de soja já pronta.

Antes de montar o prato eu já tinha o molho a base de proteína de soja congelada na geladeira. Para fazer o molho é simples. Utilizei:

Ingredientes para preparar a proteína de soja

  • 1 xícara de proteína de soja
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • Orégano
  • molho de tomate a gosto

Costumo preparar a soja fervendo num caneco d’água e a deixo de molho até adquirir um aspecto macio e cozido. Depois é só refogar no alho amassado e a cebola picada; adicionar o molho de tomate em seguida.

Com o molho da proteína de soja pronto é só você cozinhar uma batata pequena e em seguida montar o prato. Para isso você terá de forrar a cumbuca com o molho de soja.

Em seguida adicione a batata que você cozinhou e amassou bem, como se fosse um purê. Cubra bem até que toda a proteína de soja esteja bem escondida.

Finalize ralando um pouco de queijo minas ou qualquer outra iguaria de seu gosto. Salpique orégano por cima e leve ao micro-ondas por dois minutos. Prontinho, este é o prato mais fácil, simples e muito gostoso para um almoço. Não dá trabalho e fica com uma apresentação digna de master chef.

Receita vegetariana

Meu veredicto sobre a proteína de soja

Quando decidi substituir por um tempo indeterminado a carne por outras fontes de proteína, eu não sabia o que esperar. Sempre ouvi dizer que soja tem um gosto rançoso, que é ruim e por aí vai.

No entanto, tudo na vida a gente não deve basear nossa opinião nas experiências alheias. Por isso resolvi usar minhas técnicas culinárias de preparo de carnes agora na soja. Gente, não é que deu super certo?

Tudo bem que a proteína de soja em si não tem gosto de nada, mas o que manda é o tempero. Sempre me disseram isso e hoje entendo perfeitamente.

Os três pilares de temperos de minha nova rotina alimentar é o alho, cebola e orégano. Esses três conseguem temperar e dar um sabor tão único à comida que nem estou notando a diferença. Sério mesmo, sou uma carnívora convicta e se estou dizendo que não há diferença, porque não há.

Em posts futuros contarei direitinho o por que de eu não estar comendo carne para que esta e outras receitas façam mais sentido aqui no blog. Mas por hora só digo que: se você tem preconceito e nunca experimentou, então experimente!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.