Como fotografar crianças com segurança

Como fotografar crianças com segurança

Pode parecer meio estranho esse título, ou mesmo o post, mas os pais de plantão logo entenderão o significado. No entanto, o intuito aqui é dar dicas de como fotografar crianças, para que você possa compartilhar na internet com segurança.

Vivemos num mundo onde a mais inocente das fotografias podem nos dar uma tremenda dor de cabeça, desde uso indevido da imagem até casos extremos, como de sequestros!

Para maior conforto e segurança dos pais, e dos pequenos, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar estes e outros problemas que vou listar para vocês:

1. Book e fotos profissionais

Escolha um profissional especializado em fotografar crianças ou eventos infantis. Eles têm mais desenvoltura e paciência com crianças, pois elas podem dar um certo trabalho ao posarem ou ficarem quietos para o registro.

2. Contratando agências e fotógrafos

Vale sempre lembrar que ao contratar este serviço você sempre precisa conhecer a credibilidade/reputação do profissional no mercado ou ter referência de conhecidos e amigos sobre o trabalho dele.

4. Peça ou conheça seu portfólio

Todo profissional, independente da área, possui um portfolio justamente para que possam divulgar o estilo de seu trabalho. No entanto, caso o fotógrafo/empresa não tenha ou se recuse a mostrá-lo, é melhor buscarem outro profissional.

5. Varie no figurino

Procure fazer também ensaios com roupas variadas e temáticas. Super heróis, de décadas ou personalidades. Além de divertido você garante maior opção de fotos no final para escolher.

6. Escolhendo o local

É muito importante escolher o lugar onde se vai tirar as fotos da criança. Mesmo em fotografias caseiras, tome cuidado para não colocar informações demais como endereço da casa (onde possa aparecer o número da casa/condomínio ou nome da rua).

Evite dar esse tipo de informação como referências ou pontos em que sua residência possa ser facilmente identificada. Dê preferência a parques, pontos turísticos de sua cidade ou mesmo jardim de sua casa/apartamento.

7. Informações no vestuário

Muito cuidado também ao fotografar crianças na porta de suas escolas, com o uniforme da instituição de ensino e/ou academias. Portanto, evite dar informações sobre a rotina deles, como os lugares frequentados por exemplo. Este é o mesmo caso do anterior.

Se mesmo assim você tiver a necessidade de registrar os momentos de seus filhos na escola ou atividades recreativas. Por isso, procure compartilhar com poucas pessoas de seu circulo de convivência (família e amigos) apenas.

8. Fotos em grupinhos

Lembre-se de obter autorização direta dos pais das demais crianças envolvidas na foto antes de tirá-la. Nenhum pai gostaria de ver seu filho exposto sem autorização. Nem mesmo o seu, certo?

Como fotografar crianças em movimento

Como fotografar crianças brincando

Por fim, essas foram algumas dicas que posso dividir com vocês no momento, para que tanto os pais e os pequenos possam se divertir. Portanto, além de chamar a atenção para eventos que possam passar despercebidos ao clicar as crianças.

Mamães e papais sempre fiquem atentos aos detalhes que possam comprometer a segurança de seus filhos. Façam desse momento algo único e divertido para todos. Lembrem-se, o que há de pessoas má intencionadas nesse mundo está fora de script!

Imagens: We Heart It

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: