Criando meu material de fotografia

Criando meu material de fotografia

Eu me considero uma pessoa auto didata, que gosta de estudar, aprender e a fazer tudo o que posso sozinha, sem depender muito de cursos e escolas. Para isso a internet é uma ferramenta tão maravilhosa que eu básica e exclusivamente recorro a ela para pesquisar sobre tudo o que quero aprender. Com a fotografia não é diferente, a web tem uma infinidade de sites com informações preciosas que em muitos cursos você pagaria caro para obtê-las, ou não, e o YouTube com a facilidade de encontrarmos de tudo quanto é assunto também de muita qualidade também entra nesta lista de ferramentas essenciais.

Esta semana pesquisei maneiras de se criar um ensaio fotográfico, e numa destas pesquisas acabei encontrando tantos canais de fotografas interessantes que deram dicas que eu tive de anotar em um caderno de tão boas que são. Decidi compartilhar com vocês estas dicas que eu aprendi, peguei e apliquei com sucesso em minha vida e que estão me facilitando e muito na hora de fotografar. A seguir a minha lista de material que utilizo para me auxiliar na hora de realizar os ensaios:

Pinterest

Utilizo muito este app excessivamente para buscar referências de fotos, ensaios e inspirações de composições de cenários. Para os fotógrafos, esta rede social é indispensável na hora de você criar o seu roteiro.

Roteiro

Sim, até na fotografia você precisa organizar a cronologia dos acontecimentos durante os ensaios, até porque você precisará disso para guiar seu modelo nas poses e no sentido que você quer dar para a foto. Uma sessão fotográfica não são só cliques, mas sim uma história contada em fotogramas.

Google Maps/Earth

Boa parte do processo de ensaio e sucesso dele está na locação. Saber escolher o local, horário, onde a luz ilumina melhor ou quais pontos de sombra o local possui são cruciais para as fotos. Os aplicativos da Google são gratuitos e uma mão na roda para quem não tem ainda a possibilidade financeira de fazer uma exploração de campo. O ideal é conhecermos pessoalmente as locações antes mesmo da sessão, para que possamos sugerir ao cliente um lugar que sabemos que dará certo. Mas como tem muita gente que não dispõe de tal tempo e nem dinheiro para isso, use e abuse do Google Earth Street View.

Revistas e catálogos

Moda, estilo, comportamento, fotografia ou seja lá qual for o nicho, revistas destes segmentos e catálogos de lojas sempre trazem em suas edições uma quantidade boa de fotografias e ensaios que podem ajudar muito. Nelas você pode tirar inspiração de poses para seu modelo, locação, acessórios a serem usados, roupas, maquiagem e o que mais você puder pegar de informação.

Caderno de colagem

Este último é um desdobramento da ferramenta anterior. Ao invés de ficar andando com várias revistas na sacola, eu prefiro desmanchar e pegar as fotos de ensaios que me interessam e colar tudo no meu caderno de referências fotográficas. Assim facilita na hora de mostrar para o modelo ou cliente como eu quero que ele faça e se inspire na hora dos cliques. Você tendo um material desses em mãos fica mais fácil dirigir o ensaio.

Espero que tenham gostado desta dica preciosa que aprendi aqui mesmo na internet. Se houver alguma dúvida ou sugestão de como montar um material de fotografia deixem aqui nos comentários para que nós possamos nos ajudar!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: