Mondrian no CCBB de BH

Nesta última semana de setembro tivemos coisas muito bacanas acontecendo em BH. Que a cidade está se transformando num polo cultural isso muita gente já sabe, mas uma exposição em especial chamou bastante minha atenção que foi a do Movimento Stijl (O Estilo) e Piet Mondrian. A mostra contou pinturas, desenhos, maquetes, mobiliário, documentário sobre o movimento, publicações da época e fotografias de artistas que compunham a vanguarda modernista holandesa.

mondrian1 mondrian2 mondrian3 mondrian4 mondrian5 mondrian6

Encerrada no dia 26/09 aqui no CCBB de BH, pude conferir de perto esta maravilhosa arte que utiliza em sua grande parte das obras de quatro cores primárias e do uso de traços retilíneos. Traços estes que parecem simples e que podem parecer tão óbvias que uma criança é capaz de reproduzir, mas digo a vocês que não é bem assim. A exposição possuía momentos em que você podia interagir com as obras de tal forma que me senti muito incompetente por não conseguir reproduzir um dos quadros mais famosos de Mondrian que é o “Composição em vermelho, amarelo, azul e preto” – 1921.

mondrian7 mondrian8 mondrian9 mondrian10 mondrian14

Sei que o que vou dizer parecerá clichê e ingenuidade de minha parte, mas o movimento Stijl em si mostra toda a simplicidade da criação de um artista, que através de traçados retos e de linhas duras, conseguia provocar uma época em que o mundo ainda vivia os resquícios de uma era Vitoriana e bem conservadora. Mas não seria exatamente disso que se trata a arte, não é mesmo? Recomendo uma ida ao museu de sua cidade, caso as obras estejam expostas por aí, para conferirem o trabalho de um dos pioneiros do designer moderno que foi Piet Mondrian.

Tudo bem, eu sei que o post ficou demasiadamente extenso, mas a verdade é que não consegui me conter na hora de fotografar. As obras reuniam todos os elementos visuais que me agradam como cores fortes, traços marcantes e às vezes melancólicos. Nem preciso dizer que adorei a exposição e mais uma vez reitero a importância de prestigiarmos este tipo de evento em nossas cidades, uma vez que bem sucedidos outras exposições tão magnificas quanto essa poderão desembarcar por aqui, por ai ou seja onde for!

mondrian11 mondrian12 mondrian13

1 thought on “Mondrian no CCBB de BH

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: