Como devemos nos relacionar com o chefe no ambiente de trabalho

Chefe

Você dá duro, trabalha como uma condenada, os colegas que não colaboram costumam levar sempre a melhor, e para piorar, você é nova no pedaço? Calma, você não precisa se desesperar, não ainda. Neste post darei algumas dicas de como você deve se impor diante do chefe de sua empresa.

Recém chegada ao mundo corporativo e estreante no seu novo emprego, você deve achar que tem motivos de sobra para pensar “onde é que fui me meter” e que todos estão conspirando contra você, só que não. chefe existe desde o início dos tempos, o que muda é a maneira de lidar com eles.

Existem tipos de profissionais que lidam das formas mais diferenciadas possíveis. Puxar saco, bajular, fazer a egípcia, a workaholic, super competente e indispensável nem sempre garantem bons resultados e nem melhor relação com o chefe.

Estive diversas vezes sentada do lado da cadeira que sempre escuta e faz, tive tantos chefes que nem sei quantos entre empregos e estágios.

No entanto, o que pude reparar no comportamento monocromático deles é que TODOS esperam resultados de você. Parece óbvio mas nem todos entendem isso.

Dicas para melhor relacionamento com o chefe

Pontuarei algumas atitudes para você adotar diante de situações estressantes, tais como:

  1. Deixe bem clara quais são suas qualidades e pontos fortes;
  2. Explique, com jeitinho, que você não é obrigada a saber de tudo mas que está ali para aprender o que for necessário;
  3. Exercer outras funções pode ser enriquecedor mas deixe claro porque e pelo que foi contratada;
  4. Evite se envolver em fofocas corporativas, panelinhas ou grupinhos que possam prejudicar seu relacionamento na empresa, chefes detestam motins;
  5. Tente segurar as pontas e decida relatar algo quando realmente for necessário, do contrário você parecerá uma reclamona e preguiçosa;
  6. Conheça os hábitos e manias de seus colegas, sem ficar bisbilhotando demais, para evitar qualquer tipo de constrangimento ou aborrecimento;
  7. Olhe sempre dentro dos olhos do chefe ao se reunir, isso demonstra confiança e sinceridade;
  8. Jamais eleve o tom de voz, mesmo que esteja certa, isso demonstra educação e autocontrole.

Engolindo alguns sapos e bois

Não existe ambiente de trabalho perfeito em lugar nenhum do mundo, mesmo que você ame o seu. Relacionar-se com outras pessoas é um grande desafio e fazer isso em um ambiente competitivo é mais ainda.

Eventualmente você terá de engolir alguns sapos e outros do tamanho de um boi, para fazer a coisa funcionar.

Já que o chefe geralmente é um papel desempenhado por um profissional exigente e que tem como principal atividade cobrar atitudes dos funcionários.

Eu sei que ninguém gosta de ter a atenção chamada diante dos demais, e existem maneiras de se fazer isso. Não é porque uma pessoa está numa posição superior e você abaixo dela que deve aguentar tudo. Existem limites a serem respeitados e a lei garante isso.

O ambiente de trabalho e chefe

É preciso ter em mente que todo trabalhador tem direitos e deveres. Mas em certas situações esquecemos desses direitos temendo a demissão, e isto é errado, pois tudo deve seguir um equilíbrio para funcionar corretamente.

O cargo de chefe precisa desempenhar um papel exemplar, a fim de poder em seguida cobrar o que for devido.

Espero que com essas dicas você consiga se adaptar e transformar sempre o seu ambiente de trabalho em um lugar mais agradável, tanto com seus colegas e seus chefes, em especial.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.