Como cuidar da saúde: formas simples pra você praticar no dia a dia

Cuidar da saúde é um tema muito recorrente nas mídias. O tempo todo somos bombardeados com informações como os alimentos responsáveis por doenças. Sem falar na quantidade de especialistas afirmando que o nosso estilo de vida, mas especificamente o sedentarismo, é responsável pelas doenças que desenvolveremos no futuro.

Pois, poucos são os casos em que as pessoas possuem alguma anomalia genética e desenvolvem doenças agressivas e de difícil tratamento. Por isso tenho me preocupado cada vez mais com a qualidade e quantidade de alimentos que consumo. Inclusive, em um post aqui no blog falei sobre a minha necessidade em reduzir meu consumo de açúcar industrializado.

O que tenho feito pra cuidar da saúde

Recomecei meu processo de cuidados com a minha saúde há algum tempo. Reduzi meu consumo de produtos ricos em sódio e no preparo da minha comida também tenho o cuidado de utilizar o mínimo de sal possível.

Voltei a seguir a dieta receitada pela endocrinologista lá de 2015 que deu muito resultado pra mim, -13Kg, e retomei de forma periódica as atividades físicas. Pois desde que realizei minha cirurgia renal, em 2018, me vi entrando num processo de sedentarismo muito perigos. Pra se ter uma ideia, até roupas que antes eram largas em mim, hoje já não servem mais.

Cuidar da saúde vai muito além de padrões e aspectos estéticos. Apesar de meus exames sempre estarem ótimos, o fator genético e a tal gordura abdominal são coisas que me preocupam. Pois elas elevam meus riscos de desenvolver problemas futuros como cardíaco e circulatório.

Ferramentas que ajudam com os cuidados com a saúde 

Existem algumas ferramentas que eu descobri durante a busca por uma vida mais saudável que são aplicativos de celular que consigo controlar via Apple Watch. Assim consigo manter o controle de tudo o que faço consumo e até penso em fazer. A seguir dicas de apps para você, que assim como eu, procura organizar sua saúde e ter o controle na palma das mãos:

  • Meditopia (Mindfulness);
  • Minha água;
  • Yazio;
  • Gympass.

Estes quatros aplicativos me ajudam a monitorar a minha saúde. Além de outros apps no Apple Watch como de treino para academia, medição de batimentos cardíaco. Cada um deles possuem uma função específica, no caso do Meditaria é o app que utilizo para meditar. O Minha Água, como o nome sugere, eu controlo a quantidade de água que preciso beber em um dia que são 3 litros.

O Yazio é o mais recente, baixei tem menos de 15 dias e já estou adorando. A sua versão free permite que eu consumo em todas as minhas refeições e entrega o número de caloria de cada porção de alimento. Isso ajuda quando estamos planejando uma meta de queima de calorias nas atividades físicas.

O quarto e último app é o aplicativo do Gympass, um programa que você realiza a assinatura e ganha acesso a milhares de academias para você utilizar dentro da região escolhida.

Yazio o programa de monitoramento de alimentação

De volta aos bons hábitos

Vida corrida, pouco tempo sobrando pra fazer qualquer coisa. A gente sempre encontra desculpas pra procrastinar quando o assunto é a nossa saúde. Mas como estou decidida a não ficar colocando obstáculos, decidi que utilizaria todos os benefícios que a empresa onde trabalho me dá aliado a tecnologia. O Gympass  foi o maior dos incentivos que tive pra retomar as atividade física.

Tirei do papel vários projetos que tinha pra este ano basicamente em uma só semana. Cuidar melhor da alimentação e voltar a fazer atividade física. Essas foram minhas prioridades iniciais, provando que nunca é tarde pra colocar em prática as resoluções de início de ano.

Confesso que não tem sido fácil todas estas mudanças e o retorno à academia tem sido um pouco dolorido. Mas estou confiante em meu propósito e pretendo levar com toda seriedade que a situação exige. Fico satisfeita em ter dado um passo adiante e sair da processo do “mês que vem eu vou”. Como a academia fica ao lado de onde trabalho, então as chances de eu acordar com preguiça de ir não acontece.

Academia para ajudar a cuidar da saúdeCuidar da saúde através da caminhada

Por uma vida mais saudável

Fazer as coisas do jeito certo nem sempre são tão estimulantes assim, pelo menos não pra mim. Mas acredito que a médio e longo prazo isso será recompensador, e isso é o que me mantem em foco e confiante.

Aos poucos consegui adaptar minha nova rotina e assustadoramente não precisei abrir mão de nada, como sono ou hobby’s para conciliar tudo. A otimização do tempo e das tarefas fazem parte da organização do meu dia a dia e contribuem muito pra minha saúde.

Isso me deu um ânimo extra para fazer coisas que antes eu nem tinha vontade de fazer por ter medo de não ter tempo suficiente. Bobagem, com jeitinho e paciência a gente consegue encaixar nossas necessidades e vontades sem ter de abrir mão da qualidade de vida e do nosso bem-estar.

E aí, gostou deste conteúdo? Então que tal compartilhar com aquela pessoa que precisa de umas dicas de como cuidar da saúde? Ah, e não se esqueça de deixar nos comentários como você faz pra cuidar da sua. Adorarei conhecer os seus hábitos e quem sabe poder praticar algum deles!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: