Dieta sem açúcar, é possível mesmo?

Waffal integral para minha dieta sem açúcar

Muitas vezes me perguntei se é possível me alimentar bem e comer coisas gostosas e ao mesmo tempo fazer uma dieta sem açúcar. E acabei descobrindo que não. Porque curiosamente, nosso corpo necessita dele para ter energia e executar tarefas cotidianas.

Mas a parte legal disso é que tem formas naturais e saudáveis de consumirmos não o açúcar industrializado, mas sim os tipos de açúcares saudáveis.

Confesso que sou uma pessoa com paladar extremamente viciado em açúcar, o industrializado, e tenho sentido que isso tem me prejudicado quando o assunto é perder peso. Foi aí que decidi começar minha saga em busca de alimentos doces e saudáveis. E sim, é possível unir o doce com comida saudável.

Fazendo uma dieta sem açúcar

Eu não chamaria isso bem de dieta, mas sim uma busca por reeducar meu paladar e alimentação. Quando escrevi este post falando sobre como passei uma semana sem comer carboidratos, nem imaginava o impacto que isso teria em minha vida. Pois, a própria médica endocrinologista me avisou: eu não conseguiria ficar todo esse tempo sem consumir nada que tivesse esse composto.

E foi exatamente o que aconteceu, mas para meu espanto maior, eu havia conseguido ficar cinco dias sem consumí-lo. O que me fez repensar muitas coisas em minha dieta. Hoje estou na busca de reduzir e depois cortar de vez o consumo de produtos que tenham açúcar refinado ou industrializado de minha alimentação. Pois tenho plena consciência dos malefícios que esse tipo de ingredientes tem.

Pensando nisso, decidi cortar o açúcar da minha refeição de maneira gradativa, que foi:

  • tomando chá e café sem açúcar;
  • não consumindo refrigerantes ou bebidas industrializadas como sucos de caixinha;
  • dando preferência para açúcares como mascavo e demerara;
  • consumindo mais frutas, legumes e vegetais no suco para adoçar;
  • optando por adoçantes naturais e comidas sem farinha branca.

Claro que, como todo paladar hiper viciado em açúcar refinado, tem sido difícil cortar os doces. Pois fica difícil resistir a um brigadeiro ou chocolate depois do almoço?

Dicas para quem quer eliminar o açúcar refinado da dieta

No entanto, descobri que não preciso agir mão de comer coisas gostosas para alcançar meu objetivo. Pois, existem muitas opções de chocolates com altas concentrações de cacau que são gostosos e não prejudicam a minha dieta sem açúcar.

Eu tenho utilizado bastante a canela em pó para adoçar chás e uma vez ou outra uso o mel para dar uma adoçada em comidas integrais, como este waffal da Forno de Minas. Pois, os produtos integrais não têm um sabor muito convidativo, porém, melhor do que comer comidas com ingredientes altamente refinados, certo?

Outra opção não tão indicada é o consumo de doces e chocolates de linha Diet. Como foram feitos pensados para diabéticos, a adição de açúcar é menor, porém existe. Eu costumo comprar doces que venham descrito como Zero açúcar, para ter certeza de que não consumirei o componente.

Uma dica importante para não cair na cilada do falso produto diet é sempre ler a tabela de referência dos produtos. Ela encontra-se atrás da embalagem e indica todos os componentes daquele alimento. Se você ver que é um produto que se diz diet ou zero açúcar e na tabela constar algo com sacarose ou xarope de glucose, não compre!

Mel para minha dieta sem açúcar

Alimentos que me ajudam enganar o paladar

Tenho buscando incansavelmente opções saudáveis para enganar aquela vontade absurda de comer doces. A que mais tem dado certo é comer pequenas porções de coco. Tenho gostado cada vez mais de comprar a fruta, beber seu suco e depois comer a poupa. Além de ser um ótimo alimento pré refeições, ele tem me ajudado a não atacar doces após o almoço.

Outro alimento chave nessa minha eterna busca de fazer uma dieta livre de açúcar é a banana e a maçã. A banana, reza a lenda, que engana o organismo quando ele “pede” por um docinho. Ja a maçã tem sido uma aliada e tanto em meus sucos detox, quando a bato com couve e canela para beber. Essas frutas por si só já possuem a quantidade necessária de frutose para minhas refeições.

Receitinha express para dieta sem açúcar

Iogurte natural com granola

Já viram que estou me empenhando bastante para não consumir açúcar em minhas refeições. Por isso, até mesmo na hora do café eu tenho optado por variar nas bebidas. Se antes tomava muito café sem açúcar, nesse calor que tem feito, optei por tomar um belo iogurte natural batido com frutas.

Pois, nem mesmo os iogurtes de bandeja com sabor eu tenho consumido mais. Para isso, tenho diversificado as bebidas do café nos finais de semana. A seguir, uma receitinha muito fácil para fazer em casa.

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural sem sabor e sem açúcar;
  • granola;
  • frutas de sua preferência;
  • adoçante ou mel para adoçar a bebida, se preferir.

Modo de fazer

Em um liquidificador ou mixer, pegue as frutas, pique todas em cubos. Adicione a quantidade de adoçante de sua preferência e em seguida adicione o iogurte natural. Bata bem até que todas as frutas estejam totalmente processadas. Depois é só colocar em um recipiente o iogurte e adicionar a quantidade desejada de granola.

Lembrando que, esta receita é uma das versões que costumo fazer. Geralmente uso leite de vaca, mas já experimentei fazer com leite de coco e ficou tão bom quanto. Você pode também experimentar colocar uma menor quantidade da bebida láctea e bater tudo com as frutas congeladas. O resultado é um delicioso sorvete cremoso e sem açúcar.

Então, o que achou desta dica e da minha busca por uma alimentação mais saudável? Se você tem alguma receita de bebida ou mesmo sobremesa sem açúcar que gosta de fazer, compartilhe nos comentários. Vou adorar aprender novas maneiras de comer coisas gostosas sem ter açúcar na composição!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: