Pão de Natal – Uma receita fácil de aprender e que rende muito

Pão de Natal – Uma receita fácil de aprender e que rende muito

Você deve estar achando estranho eu publicar uma receita de Pão de Natal em pleno mês de Abril, véspera de Páscoa. Mas já vou avisando, ele carrega apenas este nome porque testamos a receita no Natal. O final do ano passado foi marcado por experimentarmos muitas receitas diferentes aqui, incluindo o meu querido Biscoito de Leite Condensado. Isto porque, a gente não ia comprar os ítens típicos de Natal por questões financeiras, então decidimos pôr a mão na massa mesmo.

Assim pesquisamos e testamos várias receitas, das quais postei e continuarei postando aqui como o Pão de Cebola. Este Pão de Natal nos surpreendeu em todos os sentidos, pois não acreditávamos que a receita daria certo. Mas para nossa felicidade e bem geral dos meus leitores, deu muito certo e irei compartilhar tudo aqui com vocês a seguir.

Ingredientes para o Pão de Natal

  • 20g de fermento biológico seco;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 500ml de leite morno;
  • 150ml de óleo;
  • 3 ovos (médios ou grandes);
  • 1kg de farinha de trigo e reserve mais um pouco se precisar;
  • Frutas cristalizadas (a gosto);
  • ou Nozes (a gosto);
  • ou Gostas de chocolate (a gosto);

Preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente grande até a massa do Pão de Natal tomar forma de uma massa homogênea. Após a mistura, sove bem a massa até que ela fique macia e lisa, sem nenhum sinal de farinha ou ingredientes empelotados. Vá adicionando aos poucos o recheio de sua escolha caso queira adicionar um dos três sugeridos.

Agora unte algumas formas com margarina e polvilhe farinha de trigo e deposite a massa como se estivesse fazendo roscas. Cuidado e não se engane, coloque pouca quantidade, pois esta receita rende muitas porções. Recomendo que coloque massa apenas até a metade da altura de sua forma.

 Pincele gema de ovo por cima da massa e leve-a para assar em forno pré aquecido em 180 graus. Vigie sua fornada para que ela não queime, pois este Pão de Natal costuma levar no máximo 40 minutos para ficar pronto. Isto dependerá da quantidade de massa que colocar nas formas.

Pão de Natal para vender

Já mencionei aqui a importância de calcularmos direitinho o peso das massas que fazemos caso queiramos vendê-las. Esta receita de Pão de Natal não é diferente, pois você pode utilizar como base para fazer roscas. Ou também podem comprar papeis de culinária que usamos para assar Panetone e fazer estes pãezinhos para vender.

Com isto você consegue fazer maiores porções e em menores quantidades para variar os sabores dos recheios. Mas caso queira fazer apenas para consumo próprio, pode fazer como fizemos aqui em casa: um único pãozão.

Esta receita de Pão de Natal minha mãe conseguiu, se não me engano, no Youtube, mas não tenho certeza. O que posso garantir é que já a fizemos mais de uma vez e aprovamos em todas elas. Não preciso dizer que o cheiro que isso deixa na casa é maravilhoso, né?

Pão de Natal saindo do forno

Se você fizer esta receita de Pão de Natal ou outra, não esqueça de deixar nos comentários o que você achou ou variações para que possamos experimentar. Assim trocamos experiências e receitas cada vez mais elaboradas!

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: