Stroopwafels Holandês: a melhor combinação para o seu café

Stroopwafels Holandês: a melhor combinação para o seu café

Quando encontrei essa latinha azul no supermercado Verdemar aqui de BH, fiquei super curiosa para experimentar o famoso Stroopwafels, o doce mais tradicional da Holanda.

Quem acompanha os blogs de youtubers feitos na Holanda, deve ter ficado com água na boca só de ver. No entanto, não tem coisa melhor do que você poder saborear aquilo que você desejou tanto saber. Sentir o cheiro e o gosto de algo que sempre te recomendam comer quando viajarem pra lá.

Mas como não tenho previsão de realizar uma viajem pro exterior nos próximos anos. Pois fico feliz em poder encontrar isso aqui no Brasil e poder ter uma pequena ideia do sabor desta iguaria.

Latinha azul do Stroopwafels

Qual a maneira certa de comer o Stroopwafels?

Na verdade, não existe uma maneira certa. Porém, de todos os videos que vi, a forma mais tradicional de se comer o doce é você colocá-lo em cima da boca de sua xícara de café recém passado. O vapor do café vai aquecer na medida o biscoito e derreter o caramelo do recheio de maneira uniforme.

Contudo, selecionei algumas maneiras bem interessantes de saborearmos este doce tão delicioso. De tal forma que, não comprometa sua textura ou sabor original!

  1. Da forma tradicional, com o biscoito depositado na boca da xícara de chá, café ou capuccino quente;
  2. Esquentando rapidamente (10 segundos) o biscoito no microondas;
  3. Esquentá-lo numa frigideira para não perder a crocância da massa e ao mesmo tempo amolecer o caramelo;
  4. Comer sem esquentar, pois ele é bastante maleável e isso manterá sua crocância natural.

Receita original de Stroopwafels

Na internet encontrei variações intermináveis da receita original. Mas como tudo nessa vida, se você quer comer uma comida típica, é preciso ir até sua origem. Ou seja: na Holanda. Ou há quem arrisque fazer a receita de Waffles e adapte para o Stroopwafels, mas aí não seria a mesma coisa.

A verdade é que, a receita original holandesa de Stroopwafels ninguém conhece na verdade. Pois, diz a lenda, de que esta receita é secular, familiar e é guardada a sete chaves. Quem a tem, jamais revelaria o segredo para não perder seu encanto.

E não é que isso faz todo sentido? Eu quando tiver a oportunidade de ir pra Europa, especialmente na Holanda, farei questão de comer este doce e trazer um carregamento de peso pra cá.

Stroopwafels Stroopwafels Holandês

Minhas impressões

De todas as quatro formas que citei anteriormente, a minha favorita é saborear o Stroopwafels com café preto puro sem açúcar. Assim consigo sentir os aromas e sabores de todos os ingredientes. Mas o que mais me chama a atenção neste doce é o sabor acentuado de canela.

O condimento é o ingrediente chave, pois tanto na massa do biscoito como no recheio, são adicionadas doses de canela.

Outro ponto que gostaria de destacar sobre o Stroopwafels é que este doce é uma forma muito criativa de você surpreender uma visita. Isso mesmo. Porque em vez de servir o café ou chá com os tradicionais biscoitinhos, você pode oferecer o doce com uma bebida quente.

Imagine como a pessoa ficará surpresa ao experimentar pela primeira vez isso? Tente fazer isto uma vez e veja como será a reação da pessoa. Pois ninguém espera ser servido com uma iguaria tão “exótica” como um Stroopwafels Holandês!

Se você gostou deste post e conhece outras formas de saborear o Stroopwafels, deixe nos comentários a sua técnica. Vou adorar experimentar outros jeitos de comer esta delicia em forma de biscoito recheado com caramelo!

Share

2 thoughts on “Stroopwafels Holandês: a melhor combinação para o seu café

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: