Cold Brew: a bebida gelada prática para fazer em casa

Cold Brew com limão civilians

Recentemente aprendi uma receita base para preparar várias outras com café gelado: o  Cold Brew. Neste post vou ensinar essa técnica super fácil para você criar essa bebida deliciosa. Ideal para o verão e alternativa para outros tipos comuns como frappé ou Ice coffee!

Quando digo que essa é uma receita extremamente simples e fácil, é porque ela leva apenas dois ingredientes. Mas mesmo sendo algo tão básico, o Cold Brew serve é usado pra preparar várias outras receitas geladas a base de café que amamos.

Ideal para quem não gosta do sabor amargo do café, o Cold Brew, por ser uma bebida que não é preparada com água quente, não extrai algumas propriedades do grão do café.

Ingredientes

  • 500 ml de água em temperatura ambiente ou gelada;
  • 30 g de pó de café;
  • 1 limão ciciliano;
  • coador de café;
  • açúcar (a gosto).

Modo de preparo

Despeje em um recipiente, pode ser garrafa ou jarra, o pó de cafe e em seguida adicione a água. Deixe a mistura descansar por pelo menos 12 horas. O ideal é deixar 16 horas o café imerso na água.

Eu preferi deixar a garrafa com o conteúdo guardada dentro da geladeira durante esse tempo das 16 horas. No dia seguinte coei a mistura no coador e adicionei a minha bebida uma rodela de limão ciciliano.

Como eu não bebo café com açúcar, não senti necessidade de adoçá-lo com nada. Apenas tomei a bebida gelada no meu café da manhã com um waffle. No entanto, você pode optar por “temperar” seu Cold Brew a seu gosto. Com açúcar, adoçante, mel ou nada, assim como eu fiz.

Acompanhamentos

Como disse no início do texto, o Cold Brew é a base para muitas bebidas de café gelado e você pode usar a criatividade na hora de servir. As frutas cítricas como limão e laranja dão um sabor diferenciado.

Mas você pode apostar em opções açucaradas como creme de chantilly ou mesmo bater no liquidificador com leite e sorvete. As opções são inúmeras para prepará-lo, assim como as opções de petiscos e comidas de acompanhamento.

No post anterior ensinei a fazer uma rabanada crocante que cai super bem com o Cold Brew. Porém, tenho outras opções práticas de receitas que você pode preparar para servir com seu café gelado!

Se você fizer esta receita de Cold Brew, não esqueça de deixar nos comentários o que você achou ou variações para que possamos experimentar. Aproveite e curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: