Instax Mini 9 – Conheça esta novidade da FujiFilm

Resenha da Instax Mini 9

Quando fiz esta resenha da minha Instax Mini 90 Neo Classic, eu sequer poderia imaginar que tal fato aconteceria. A assessoria de imprensa da FujiFilm viu meu post aqui no blog, entrou em contato comigo dizendo que gostaram do que leram. Com isto, convidaram-me para testar e fazer uma resenha Instax Mini 9. Claro que fiquei muito feliz e lisonjeada.

Quem acompanha o blog sabe que fotografia é um assunto, muito, recorrente aqui. Sabem também que iniciei minha jornada justamente com uma analógica. Lá com meus 12 anos de idade, quando fotografava ainda com uma camerazinha toda manual.

Mal podia imaginar que a maior empresa mundial que fabricava os filmes de películas um dia me convidaria a testar um produto deles. Estou radiante!

Estrutura da Instax Mini 9

Assim que a pegue nas mãos pude notar como ela é diferente da minha Instax Mini 90. No entanto, a construção externa, mas no design mais despojado. Sendo assim, como minha mãe disse, parece uma câmera de brinquedo.

E é o que ela realmente parece. Sua construção e revestimento externo é todo em um plástico resistente, o que torna a câmera muito leve. Sua lente de 60mm e abertura focal de F12.7 equilibram a exposição, não permitindo que a imagem fique clara ou escura demais.

Entretanto, a Instax Mini 9 possui uma configuração automática ao fotografar para que o registro seja mais simples possível. Mas, o que tem facilitado demais na hora do clique, e você ao contrário de mim com minha Instax Mini 90, evita  desperdício deste filme que não é muito barato.

Outro ponto bastante vantajoso que encontrei neste modelo foi o mini espelho para auxiliar na self que fica bem ao lado da lente.

Frente da câmera

Instax Mini 9 de lado

cordinha da Instax Mini 9

Recursos e custo benefício da câmera

Com um fotômetro inteligente, eu não me preocupei tanto com a exposição das imagens na hora de fotografar. No entanto, você pode controlar a luminosidade nas fotografias apenas girando o anel da lente na luz indicadora.

O sistema Hi-Key você consegue gerar ainda mais luminosidade em ambientes escuros como baladas ou casas de shows.

O sensor da câmera já lhe entrega todo o serviço. Ao perceber um excesso ou ausência de luminosidade, uma luz led mostrará em qual casa você deverá colocar seu dispositivo. A fim de entregar uma fotografia com mais nitidez possível.

O seu custo benefício desta Instax Mini 9 em relação a minha Instax Mini 90 é muito maior. Por ter menos recursos, sua construção ficou mais enxuta, com isto o preço também cai. No site do Fabricante

FujiFilm Brasil, o preço sugerido é de R$499, enquanto a Instax Mini 90 é de R$999. Entretanto, o fator determinante no baixo custo desta câmera é o uso de pilhas alcalinas AA+.

Saída do filme da Instax

Instax Mini 9 de frente

Considerações finais sobre a resenha da Instax Mini 9

A minha experiência com a Instax Mini 9 não podia ser outra: incrivelmente maravilhosa. Ela me entregou fotografias muito mais nítidas que a câmera que possuo. Fotos tão nítidas que fiquei balançada por este modelo e até penso em fazer a troca da minha. Consegui aproveitar todos os filmes.

Quero dizer, quase todos. Os únicos filmes que “queimei” foram por puro descuido meu. Não sabia que ao desligar a câmera, a configuração da exposição voltava para o modo de disparo em interiores.

E assim acabou ficando uma fotografia mais escura e duas estouradas. No entanto, a verdade é, se seguirmos ao pé da letra o que o led nos aponta, teremos fotos nítidas e com exposição na medida. Porém, não seria inteligente de nossa parte ignorar o que o indicador mostra, mas recomendo às vezes fazermos a nossa própria fotometria.

Esta experiência me mostrou que tenho muito que aprender sobre fotografia analógica instantânea. Contudo, tenho muito a aprender com estas câmeras a melhorar meu enquadramento.

Se eu tivesse de comprar uma Instax hoje, sem sombras de dúvidas escolheria esta versão da Instax Mini 9. Além do preço mais atrativo, as facilidades entregues por esta versão são também mais em conta.

Além do design ser super simpático, você pode escolher entre muitas cores disponíveis. Você pode optar por uma câmera rosa, azul, preta, amarela, verde e a tradicional branca.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.